Tratamento: cannabis na dor crônica

Published On: 26/02/20192.8 min read

Todos sabemos como a dor é capaz de afetar negativamente nosso cotidiano. Já imaginou uma dor que persiste por meses ou até mesmo anos? Essa é a realidade de 37% dos brasileiros que convivem com a chamada dor crônica.

A cannabis proporciona alívio para a dor crônica e já é utilizada com este fim no Brasil. Descubra agora como a planta age na condição e como a cannabis age nas dores crônicas.

Como a cannabis pode ajudar?

Toda vez que algo não está certo em nosso corpo, células cerebrais são ativadas para nos avisar e, como resultado, temos a dor. A cannabis interfere na forma como a sentimos e é capaz de proporcionar alívio.

A cannabis na dor crônica é capaz de proporcionar alívio.

Em um estudo liderado pela Universidade Harvard (EUA), pesquisadores revisaram 28 ensaios clínicos randomizados. Eles descobriram que, ao utilizar a cannabis, todos os pacientes com dor apresentaram melhorias significativas em seus sintomas. Isso levou os autores a concluírem que o uso da cannabis para a dor crônica é apoiado por evidências de qualidade.

Outro estudo, da Universidade de Michigan de março de 2016 publicado no Journal of Painshowed, mostrou que a cannabis melhora a qualidade de vida, reduz o consumo de opiáceos em uma média de 64% e diminui os efeitos colaterais de outros medicamentos.

A eficácia da cannabis como analgésico deve-se ao sistema endocanabinoide. Basicamente, o nosso corpo cria produtos químicos que afetam vários processos, como inflamação e dor. Na cannabis é possível encontrar elementos químicos semelhantes aos que nosso corpo produz, os canabinoides. Quando os canabinoides da planta são introduzidos no nosso corpo, podem diminuir a necessidade de produção exagerada de alguns desses elementos e, com isso,  silenciar os sinais da dor. 

Os principais canabinoides associados a este alívio são o THC e o CBD, que ativam vários receptores do sistema endocanabinoide no corpo e no cérebro.

A dor crônica tem impedido milhares de pessoas no Brasil e no mundo de fazer coisas simples como trabalhar, estudar, se divertir ou, simplesmente, sair de casa. A cannabis é um recurso terapêutico que pode mudar esse cenário e devolver a qualidade de vida a essas pessoas.   

Sobre a Dor Crônica

A dor crônica é caracterizada por uma dor que dura mais de três meses, é persistente e pode permanecer por anos.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a própria dor persistente, que pode vir acompanhada de ansiedade, fadiga ou privação de sono.


O tratamento com cannabis pode ser para você!
Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?
Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.