Cannabis medicinal para insônia: efeitos e benefícios

Published On: 06/04/20224.4 min read

O sono é essencial para mantermos nossa saúde física e mental, e noites mal dormidas podem ser fator de decisão para um dia improdutivo. 

Segundo a Associação Brasileira do Sono (ABS), quase 80 milhões de brasileiros sofrem de insônia. Para a maioria da população, contudo, especialmente a que vive em grandes cidades, dormir oito horas por noite é quase impossível. 

Mais do que noites mal dormidas, a insônia é um distúrbio do sono, onde a dificuldade em adormecer ou permanecer dormindo pode ter um impacto significativo na qualidade de vida e no bem-estar geral. 

Felizmente, existem tratamentos disponíveis, incluindo o uso de cannabis medicinal, que tem se mostrado promissor no alívio dos sintomas da insônia.

Insônia: o que é e quais as causas

A insônia é uma perturbação do sono que afeta a capacidade de ter uma boa noite de descanso. Ela pode ser classificada em três tipos: insônia de início, quando há dificuldade para adormecer; insônia de manutenção, quando ocorrem despertares frequentes durante a noite; e insônia terminal, em que a pessoa acorda precocemente e não consegue voltar a dormir. 

O estresse é uma das principais causas da insônia, uma vez que o acúmulo de preocupações e pressões do dia a dia pode dificultar o relaxamento necessário para adormecer. Além disso, a ansiedade também pode desempenhar um papel importante na insônia, pois a mente fica agitada e dificulta o desligamento necessário para o sono.

A dor crônica também pode contribuir para a insônia. Quando uma pessoa está constantemente lidando com dor, é difícil encontrar uma posição confortável para dormir e ter um sono tranquilo. A dor pode interromper o sono durante a noite, resultando em noites mal dormidas e cansaço durante o dia.

Problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade, também estão associados à insônia, bem como certos medicamentos utilizados no tratamento de tais condições. Já fora do aspecto psiquiátrico, outros medicamentos que também podem causar insônia como efeito colateral são os estimulantes e medicamentos para pressão alta.

Além disso, desequilíbrios hormonais, como os que ocorrem durante a menopausa, também podem contribuir para a insônia. 

Como a cannabis pode ajudar com o tratamento da insônia

Dada a sua capacidade de suprimir o estresse e induzir o relaxamento físico, não é surpresa que a planta possa ajudar a adormecer mais rapidamente. Essa característica é benéfica principalmente para aqueles que sofrem com dores, transtorno de estresse pós-traumático, esclerose múltipla ou outras condições que dificultam o momento de dormir ou permanecer dormindo.

As propriedades sedativas do tetrahidrocanabinol (THC), por exemplo, têm sido associadas ao alívio dos sintomas da insônia, ajudando a induzir o sono e prolongar a duração do sono ininterrupto. Já o canabidiol (CBD) tem demonstrado efeitos ansiolíticos, reduzindo a ansiedade e melhorando a sensação de relaxamento, facilitando assim o adormecer.

Além disso, a cannabis medicinal também pode ajudar a reduzir a dor e a inflamação, o que pode ser especialmente útil para pessoas que sofrem de condições crônicas que interferem no sono, como artrite e fibromialgia. 

Cannabis para insônia

Em países onde é regulamentada, a cannabis é frequentemente utilizada para combater este mal e estudos pré-clínicos vêm sendo feitos para entender as melhoras relatadas com o uso da cannabis.

De acordo com um estudo de 2008, a ingestão de cepas de cannabis com níveis mais altos de THC, normalmente, reduz a quantidade de sono R.E.M., o que significa reduzir os sonhos.

Portanto, a teoria é: se você gastar menos tempo sonhando, passará mais tempo em um estado de “sono profundo”. Acredita-se que este estado seja a parte mais restauradora e repousante do ciclo do sono.

Naturalmente, mais estudos clínicos são necessários para ter certeza sobre a eficácia da cannabis, mas os pesquisadores parecem ter um bom começo.

Como usar cannabis medicinal para insônia

A cannabis medicinal pode ser consumida de diferentes formas, como fumar, vaporizar, tomar em forma de cápsulas ou ingerir com alimentos. Cada método tem suas próprias vantagens e desvantagens, e é importante escolher o método que melhor atenda às necessidades e preferências do paciente.


É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?
Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. A Dr. Cannabis oferece o curso Cannabis Medicinal do Zero: Ciclo Básico para os profissionais que desejam atender a crescente demanda de pacientes em busca de tratamento com a cannabis medicinal. Inscreva-se já!

Quer entender mais sobre o uso dos canabinoides no tratamento de distúrbios do sono? Com participação da Dr.ª Camila Pupe (PhD em Neurologia e Professora de Neurologia da UFF), o episódio 5 do Cannabicast, um podcast desenvolvido pela Cannect, discute sobre como os canabinoides têm sido empregados no tratamento dos mais diversos distúrbios do sono, tendo em vista o aumento importante desses distúrbios no cenário brasileiro. É só dar play!