A importância do cuidado coordenado no tratamento com cannabis

Published On: 24/01/20242.2 min read

“Normalmente um paciente que recorre ao tratamento à base de cannabis é aquele que já tentou de tudo e muitas vezes ele já está muito fragilizado.” Essa reflexão foi trazida pelo farmacêutico da Cannect, maior ecossistema de cannabis medicinal da América Latina, durante o webinar “Como a Cannect cuida de você em 2024”.

O cuidado coordenado é uma peça fundamental no tratamento com canabinoides, pois fortalece a relação entre paciente e profissional de saúde prescritor. 

Essa é uma das missões do Cannect Cuida, que em 2023 chegou à marca de 1000 pacientes aderidos e mais de 200 médicos e cirurgiões-dentistas atuando junto com os enfermeiros de navegação que coordenam a plataforma. 

De acordo com o enfermeiro Daniel Fixa, o canal acompanha a progressão dos pacientes, que pode ser rápida ou mais lenta. Isso porque cada indivíduo possui seu próprio sistema endocanabinoide e sua forma de metabolizar os canabinoides, ou seja, o tratamento sempre será individualizado.

Portanto, ele esclarece que o Cannect Cuida incentiva os pacientes a atingir a dose terapêutica ideal de uma forma que seja segura. Conheça mais abaixo. 

Etapas do Cannect Cuida

Após adquirir a prescrição e documentos necessários para iniciar o tratamento, e posteriormente adquirir os produtos, já é possível ser acompanhado gratuitamente pelo Cannect Cuida.

Os atendimentos iniciais tentam entender como é o dia a dia dos pacientes assim como seus motivos para procurar o tratamento e como eles interferem em sua qualidade de vida.

A partir disso, são levantados pontos focais que são usados para identificar sintomas ou condições de saúde que não foram classificados como prioritários pelos pacientes.

É importante destacar que as consultas seguem uma linha de cuidado que liga as queixas do paciente à posologia detalhada pelo profissional de saúde. 

Embora os enfermeiros do programa estejam mais próximos naquele momento, a decisão final sempre será do profissional que fez a prescrição

Vantagens do cuidado coordenado

Durante o webinar, os enfermeiros do Cannect Cuida citaram algumas vantagens do cuidado coordenado no tratamento com cannabis. Confira alguns exemplos:

  • Aumento na adesão ao tratamento. 
  • Equipe multiprofissional para reafirmação das condutas do profissional prescritor responsável pelo paciente.
  • Otimização do plano terapêutico proposto pelo profissional prescritor.
  • Orientação sobre interações medicamentosas entre canabinoides e medicamentos alopáticos.

Saiba como assistir o webinar

Para saber mais sobre o Cannect Cuida, assista ao webinar clicando aqui.

Profissionais de saúde também podem ampliar seus conhecimentos gratuitamente com webinarios variados disponíveis na plataforma da Dr. Cannabis.