Apneia do sono e cannabis medicinal

Published On: 31/08/20202.7 min read

A apneia do sono é caracterizada por frequentes obstruções da respiração enquanto a pessoa afetada dorme. Com lapsos que podem durar de alguns segundos a vários minutos. A falta de ar faz com que a pessoa acorde várias vezes durante o sono e leva a uma série de efeitos desagradáveis, como sonolência diurna, fadiga, dores de cabeça, distúrbios do humor, desatenção, maior suscetibilidade a acidentes e outros problemas de saúde. O sistema endocanabinoide desempenha um importante papel na regulação do sono, então não é surpresa que quando o assunto é apneia do sono e cannabis, a planta seja capaz de promover benefícios para o tratamento. 

Como a cannabis pode ajudar a tratar a apneia do sono?

A cannabis tem sido utilizada para tratar distúrbios do sono há centenas de anos. Estudos mais recentes realizados sobre o tema já começaram a desvendar os mecanismos que levam à sua sua potencial eficácia. 

Um estudo de 2002 observou a capacidade que o THC tem de restaurar a estabilidade respiratória modulando a sinalização da serotonina. 

O estudo baseou-se em observações de que a serotonina piora a apneia do sono e que a cannabis pode limitar o efeito da serotonina nas células do gânglio inferior do nervo vago, que desempenha um importante papel nas sensações respiratórias.

Outro estudo de 2013 mediu a eficácia de um canabinoide exógeno conhecido como dronabinol e notou melhorias em 15 dos 17 participantes do estudo após 21 dias de tratamento. 

A pesquisa sobre apneia do sono e cannabis medicinal está em estágios pré-clínicos. No entanto, médicos já têm prescrito tratamentos derivados da planta para melhorar a qualidade do sono, devido aos potenciais benefícios aos pacientes e ao alto grau de segurança da utilização da cannabis e seus extratos.

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

Quarentena e cannabis: Receba atendimento médico da sua casa!

Durante esta quarentena, pacientes de todo o Brasil cadastrados na Dr. Cannabis já podem realizar consultas médicas online. O Ministério da Saúde e o CFM (Conselho Federal de Medicina) decidiram regular atendimentos médicos à distância como medida de controle da propagação do COVID-19. Acesse o seu perfil, procure um dos médicos com o ícone e câmera, escolha o que quiser e agende uma consulta! Se você ainda não possui perfil, cadastre-se gratuitamente e comece a se cuidar agora mesmo.