Cânhamo no Brasil: as vantagens da planta e as possibilidades de mercado
Sabia que a cannabis ruderalis, ou cânhamo – como é conhecida popularmente -, deixou um grande legado em diversas frentes históricas?
Ela esteve presente nas grandes navegações nas velas e cordas das esquadras de Pedro Álvares Cabral e Cristóvão Colombo e serviu como fibra para o papel das primeiras impressões da revolução editorial de Johannes Gutenberg. Também foi utilizada na produção de tintas e telas usadas por grandes pintores da história da arte.
A partir dessa breve descrição já é possível visualizar o potencial mercadológico – e até mesmo ecológico – da planta. Mas então por que não estamos falando mais sobre ela?
Te explicamos a seguir quais as possibilidades de uso do cânhamo, quais suas propriedades e benefícios, e como é possível empreender utilizando essa planta tão extraordinária, mas ainda tão subestimada.
O que é cânhamo?
O cânhamo (ou cannabis ruderalis) é um dos três tipos de cannabis além da sativa e da indica, e desde o princípio foi usado principalmente para a produção de fibras, muito utilizada na comercialização de linhas e na indústria têxtil.
Ele é caracterizado por plantas baixas, com uma altura máxima de um metro e meio, que florescem mais cedo que as cannabis sativa e a indica. Além disso, o cânhamo possui o menor índice de THC (tetrahidrocanabinol) e florescem sem grandes dificuldades em climas variados e em diferentes tipos de solo.
As vantagens e possibilidades do cânhamo
Quase todos os componentes do cânhamo podem ser usados ou processados para vários fins, desde suas sementes até suas flores, folhas e caules. Fora sua versatilidade, outra vantagem do cânhamo é o seu rápido crescimento, durabilidade e capacidade de sobreviver a condições adversas e crescer em pequenas áreas, sem a necessidade de grandes propriedades para seu cultivo.
Entre suas possibilidades de uso fabricação de produtos estão:
Indústria têxtil e indústria de papel: conhecido por sua resistência e durabilidade, das folhas e caule do cânhamo pode ser feito papel, tecidos, cordas e velas de barco, o que o torna uma opção ecológica em comparação a produção de algodão, por exemplo.
Alimentos: repleta de vitaminas, minerais, nutrientes como ômega 3, 5, 7 e 9, fibras, ácidos graxos e proteína vegetal, a semente de cânhamo é uma alternativa saudável de alimento e altamente energética, podendo substituir outras sementes como linhaça e chia.
Ração animal: rica em proteínas, a farinha de semente de cânhamo pode ser usada como comida animal, podendo alimentar gados, suínos e galinhas.
Cânhamo industrial: o concreto de cânhamo, ou hempcrete, feito a partir do caule do cânhamo, pode ser uma opção de material de construção sustentável e durável; feito a partir da fibra de cânhamo também é possível confeccionar painéis de carro, uma alternativa mais resistente e manuseável que a fibra de vidro.
Canabidiol: a partir das flores da cannabis ruderalis é possível encontrar CBD e THC, ainda que em quantidade inferior em comparação à sativa e indica, e outros canabinoides.
O cânhamo é permitido no Brasil?
O mercado de cânhamo no Brasil ainda é um assunto bastante confuso, uma vez que o seu cultivo ainda é proibido no Brasil, bem como a cannabis em si – de acordo com a Portaria nº 344/1998 da Anvisa. Contudo, a importação de produtos derivados da planta é legal e regulamentada desde 2015, tornando possível o seu uso para fins medicinais e industriais, como a FloYou, que confecciona calcinhas absorventes com fibra de cânhamo.
O mercado de cânhamo no Brasil
Apesar de promissor e com enorme potencial, é um fato que o Brasil, comparado a outros países da América do Sul, ainda está bastante atrás quando o assunto é a indústria de cânhamo. Contudo, as perspectivas são mais favoráveis do que negativas. Para isso, você só precisa encontrar informações precisas e as ferramentas certas para decolar!
Entenda mais sobre as possibilidades de negócio com a cannabis no Brasil e como se inserir no mercado legal de maneira descomplicada. A Dr. Cannabis oferece diversos cursos e formação com informações atualizadas e conteúdos exclusivos criados por especialistas na área. Inscreva-se!