Cannabis e espondilite anquilosante: reduza dor e inflamação

Published On: 13/01/20222.1 min read

As inflamações crônicas podem causar doenças graves, além de fazer com que pacientes convivam com dores que podem se tornar incapacitantes. Entre as doenças inflamatórias crônicas está a espondilite anquilosante, um tipo de reumatismo que causa inflamação principalmente na coluna vertebral e nas articulações que ficam na região das nádegas, as sacroilíacas. Mas será que Cannabis e espondilite anquilosante tem a ver?

A doença ainda não tem cura, por isso o tratamento é focado em amenizar os sintomas principais, que são a inflamação e a dor. E aí que a Cannabis entra.

Uma revisão científica realizada pelo neurologista Roni Sharon, chefe do setor de dor de cabeça e facial no hospital Sheba, em Tel Aviv, em Israel, demonstrou que a Cannabis ajuda na redução da dor associada a quadros clínicos com sintomas semelhantes aos da espondilite anquilosante, como fibromialgia, dor crônica nas costas / pescoço, osteoartrite, enxaqueca e dor menstrual.

Isso acontece por conta da regulação do Sistema Endocanabinoide, responsável por modular funções cruciais, como o sono, a dor e o apetite. Os receptores endocanabinoides, CB1 e o CB2, regulam a dor e os processos inflamatórios.

Estudos ainda estão sendo realizados sobre Cannabis e espondilite anquilosante especificamente, mas há outras pesquisas que mostram o potencial da Cannabis na redução dos seus sintomas, uma vez que são muito semelhantes ao de outras doenças inflamatórias crônicas.

Uma revisão sistemática analisou estudos sobre os impactos da Cannabis no tratamento da dor crônica. Os pesquisadores chegaram a conclusão de que “existem evidências moderadas para respaldar o uso de canabinoides no tratamento da dor crônica.”

Outro estudo foi realizado em pacientes com a Doença de Crohn. Vinte e um dos 30 pacientes tiveram melhorias significativas com a Cannabis em termos de sintomas, uso de medicamentos e necessidade de cirurgia antes e depois do uso de Cannabis.

Já um estudo clínico randomizado controlado revelou melhora da fibromialgia com o uso de Nabilone, um canabinoide sintético que imita o THC, em comparação com o placebo.

Portanto, é possível dizer que há evidências significativas de que a Cannabis é eficaz no alívio da dor neuropática, na redução dos quadros inflamatórios e na diminuição da dor da artrite reumatoide, impactando positivamente nos sintomas associados à espondilite anquilosante.