Logo
Blog  >  Tratamentos

Cannabis e Glaucoma: Em novo estudo optometrista relata os benefícios da planta

minutos de leitura
11 de novembro de 2021
Cannabis e Glaucoma: Entrevistamos um optometrista sobre a ação da planta na doença.

Você já parou para pensar por que o consumo de cannabis resulta em olhos temporariamente avermelhados? O que já foi apontado como consequência de uma irritação causada pela fumaça do consumo fumado da planta, na verdade pode ser um importante mecanismo de ação, eficaz no tratamento do glaucoma. 

Quer saber mais sobre Cannabis e Glaucoma?  Então acompanhe a entrevista que fizemos com o Professor Marcelo Maronezi, Optometrista, especialista em reabilitação visual e que recentemente publicou um estudo sobre Cannabis e Glaucoma. Acompanhe:

  1. Qual a origem do glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Ele se dá pelo aumento da pressão intraocular. Essa pressão danifica o nervo que liga o olho ao cérebro. O mais comum é silencioso e o paciente não percebe nada além da perda da visão gradativa. (glaucoma de ângulo aberto).

O outro, já existe sintoma, como dor no olho, náuseas e distúrbio de visão. É emergência médica.

  1. Quais os principais impactos na vida de um paciente que convive com a doença?

Professor Marcelo Maronezi: O paciente nunca vai estar com a visão estável,  vai sempre  ter a necessidade de mexer no grau do óculos para tentar enxergar melhor, visão embaçada. Em ambientes mais escuros existem ainda mais dificuldades.

  1. Quais são os tratamentos tradicionais?

Professor Marcelo Maronezi: O tratamento tradicional é feito com colírios, que irão estabilizar a pressão intraocular, não sendo necessário cirurgias.

  1. Cannabis e Glaucoma: Como os canabinoides podem ser úteis para tratar o glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Eles reduzem a pressão intraocular, dessa forma, é uma boa alternativa para o tratamento. 

  1. Olhos avermelhados: um efeito bem característico do uso da cannabis. Por que isso acontece? Tem relação com o efeito que ajuda o tratamento do glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Quando se consome cannabis, existe um aumento da pressão arterial e batimentos cardíacos. O responsável por isso é o THC  Após cerca de 5 a 10 minutos, a pressão e os batimentos cardíacos se normalizam, Os vazos sanguíneos se dilatam e geram um aumento no fluxo sanguíneo, por isso os olhos ficam avermelhados. É o que a faz um dos tratamentos eficazes contra o glaucoma. 

  1. CBD, THC ou a planta toda? A pesquisa atual aponta qual componente como responsável pelos efeitos benéficos?

Professor Marcelo Maronezi: O CDB,  ele age contra doenças neurodegenerativas e autoimune a propriedade antioxidante neuroprotetora, é também um possível medicamento para câncer e diabetes. E o THC, em dose menor, irá agir como um regulador da pressão.

  1. Quais são as vias de administração para este tratamento?

Professor Marcelo Maronezi: O uso tópico na forma de colírios, é recomendado como a maneira ideal de aplicação do Canabidiol, a fim de maximizar a dose no local de ação e evitar possíveis efeitos adversos. Porém via oral e aspirado também tem eficácia.

  1. O uso de produtos à base de cannabis substitui os tratamentos convencionais?

Professor Marcelo Maronezi: Ainda não temos um estudo conclusivo quanto a isso.O ideal é que o paciente e médico tenham um diálogo quanto aos tratamentos alternativos. Hoje, acredito que essa seja a principal barreira, pois muitos médicos possuem uma visão limitada quanto a tratamentos como esse à base de cannabis, por exemplo.

  1. Quais os possíveis efeitos colaterais associados ao uso para esta patologia?

Professor Marcelo Maronezi: Redução da pressão arterial e sistêmica; taquicardia e diminuição da lacrimação momentânea.

  1. Acredita que, no futuro, os produtos à base de cannabis podem se tornar opções de primeira escolha para o tratamento do glaucoma?

Professor Marcelo Maronezi: Sim, é algo muito promissor, principalmente porque as propriedades antipsicóticas e ansiolíticas, anticonvulsivante, antináusea, analgésico do CDB são altamente eficazes.

Marcelo Maronezi
Optometrista, Professor De Óptica e Optometria.
Pós graduado em Reabilitacão visual.
Pesquisador e Mestrando em Saúde Pública.
Instagram: optocin.brusque
WhatsApp: (47) 9 9775-0209

Comece o seu tratamento para glaucoma com cannabis agora mesmo!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

Gostou do artigo?

Loading...