Cannabis medicinal no tratamento da Psoríase e Eczema

Published On: 06/07/20183.3 min read

Novos estudos em andamento na Universidade do Colorado, investigam o potencial da cannabis para tratar psoríase e eczema. Em países como os EUA, a planta já está ganhando popularidade entre os pacientes com essas condições de pele, especialmente para os casos onde os esteroides são ineficazes. Vamos entender agora quais são os benefícios da cannabis medicinal no tratamento da psoríase e eczema.

Como a cannabis pode ajudar?

A cannabis interage com receptores canabinoides presentes na pele, desta forma pode ajudar a reduzir a inflamação, a dor e a coceira em pessoas com eczema, psoríase e outras condições de pele. De acordo com uma revisão de 2017 da Universidade do Colorado, os canabinoides CBD, CBG e CBN são os principais responsáveis por essa ação.

Alguns pesquisadores, a partir de um estudo de 2009, acreditam que essas condições de pele são causadas por um desequilíbrio no sistema endocanabinoide da pessoa. Outros problemas médicos que podem ser causados ​​por uma deficiência canabinoide incluem fibromialgia, enxaqueca e síndrome do intestino irritável. No entanto, mais pesquisas são necessárias.

Cannabis e o sistema imunológico

A cannabis pode ser útil para tratar psoríase e eczema porque canabinoides, como o CBD e o THC, são imunossupressores. Isso significa que eles podem reduzir uma resposta imune como a inflamação. Especialmente em pessoas com eczema, onde as células imunológicas da pele são hiperativas e como resultado, provocam uma resposta inflamatória.

Por conta das propriedades anti-inflamatórias da cannabis acredita-se que quando ela é consumida oralmente ou através do uso tópico, as células do sistema imunológico desacelerem, relaxem e reduzam a inflamação. Especialmente quando aplicados topicamente, derivados da cannabis ajudam a pele a “se acalmar” e dar tempo para que a cicatrização ocorra.

Sobre a psoríase

A psoríase é uma doença auto-imune crônica que causa inflamação, onde as células da pele são produzidas muito rapidamente. Basicamente, as novas células alcançam a superfície da pele antes de estarem prontas.

Quais são os sintomas?

O acúmulo de células da pele “imaturas” na psoríase forma manchas.

É uma condição que causa coceira, dor, inflamação, vermelhidão, inchaço e desconforto.

A psoríase também coloca as pessoas em maior risco de desenvolver artrite psoriática e problemas de saúde mental. Até 30% das pessoas com psoríase também sofrem de artrite psoriásica. Além disso, fadiga e insônia são sintomas comuns relacionados, que contribuem para problemas de saúde mental. Um estudo de 2010 descobriu que pessoas com psoríase têm uma probabilidade 39% maior de estarem deprimidas e 31% mais propensas a ter ansiedade do que pessoas sem a condição da pele.

Quais são os tratamentos?

O tratamento visa remover as escamas e impedir que as células da pele cresçam tão rapidamente. Pomadas, terapia de luz e medicamentos são utilizados para fornecer alívio.


O tratamento com cannabis pode ser para você!
Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?
Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.