Cannabis e náusea: planta controla efeito colateral da quimioterapia

Published On: 17/06/20212.1 min read

Náuseas e vômitos são alguns dos efeitos colaterais que mais causam incômodo em pacientes que estão em fase de tratamento de câncer por meio da quimioterapia e também em pessoas que estão sofrendo algum tipo de infecção por HIV. Mas será que existe alguma relação entre Cannabis e náuseas para ajudar a controlar esses efeitos indesejáveis e proporcionar melhor qualidade de vida a essas pessoas durante o tratamento dessas doenças?

A resposta é sim!

O Canadá é um dos pioneiros nesse tipo de tratamento. Desde 2001, o país permite oficialmente o uso da Cannabis medicinal em casos de náusea severa causada pelo câncer, AIDS e infecções por HIV. A diretriz faz parte da Lei de Drogas e Substâncias Controladas que regula o acesso médico à planta.

Em 2020 aconteceu a conferência Cancer Therapy Advisor, da America Society of Clinical Oncology. Nela foram apresentados os resultados da fase 2 de 3 de um estudo projetado para avaliar a segurança e eficácia de uma formulação oral de um extrato de THC (tetrahidrocanabinol) e CBD (canabidiol) na prevenção secundária de pacientes com náuseas induzidas por quimioterapia e vômito.

De acordo com os resultados, a maioria dos pacientes preferiu o tratamento com o extrato de Cannabis em comparação com o placebo. O estudo envolveu a participação de pacientes adultos com câncer de qualquer tipo ou estágio em tratamento com quimioterapia moderada ou altamente emetogênica que relataram vômitos e/ou náuseas significativas no ciclo anterior de quimioterapia, apesar de receber terapia antiemética de acordo com as diretrizes. 

Quem tem o vírus HIV e usa medicação antirretroviral também pode se beneficiar do uso da Cannabis para aliviar os efeitos colaterais do tratamento, que incluem náuseas, vômitos, perda de apetite e perda de peso.

Um estudo realizado por pesquisadores norte-americanos analisou o uso da Cannabis no tratamento de dores e outros sintomas em pacientes com HIV atendidos em uma grande clínica. Participaram da pesquisa 523 voluntários para responderem um questionário transversal anônimo.

Até um terço (27%, 143/523) relatou o uso de Cannabis para o tratamento de sintomas, sendo que 93% dos pacientes relataram melhoras na náusea com o uso da planta.

Cannabis e estresse: como a planta pode proporcionar alívio

Efeitos benéficos da Cannabis; conheça mais sobre essa planta