Cannabis pode tratar o glaucoma? Entenda como a planta age

Published On: 21/04/20212.7 min read

O glaucoma é uma das principais causa de cegueira irreversível. De forma silenciosa, a doença atinge mas de 1 milhão de pessoas acima dos 40 anos somente no Brasil. A chance de desenvolver a patologia triplica depois dos 70 anos. Segundo a Sociedade Brasileira do Glaucoma, 53% dos brasileiros não sabem do potencial devastador do glaucoma na visão. O tratamento convencional inclui colírios, comprimidos e até cirurgia. Mas será que a Cannabis pode tratar o glaucoma?

Os estudos indicam que sim, a Cannabis pode tratar o glaucoma. A planta mostrou que é capaz de reduzir a pressão intraocular, responsável por causar dor intensa nos olhos, dores de cabeça, vermelhidão, visão turva, náuseas, vômitos, uma espécie de dilatação da pupila e, no pior dos casos, cegueira permanente.

Porém, o tipo mais comum de glaucoma não costuma apresentar outros sintomas além da perda de visão, por isso é considerada uma doença silenciosa.

Independente da presença dos sintomas, a Cannabis pode ser uma opção de tratamento.

Uma revisão publicada no Brazilian Journal of Health Review aponta que a Cannabis pode tratar o glaucoma. De acordo com a públicação, “os canabinoides, tanto por via oral, aplicação tópica ocular ou aspirados, reduzem a pressão intraocular e tem o potencial de se tornar uma opção para o tratamento do glaucoma.”

Apesar dos pesquisadores apontarem a necessidade de mais estudos e das particularidades que envolvem o tratamento com a Cannabis, “a maioria dos estudos realizados mostram que os canabinoides em geral, naturais ou sintéticos reduzem a pressão intraocular por período de curta duração.”

Esses efeitos sobre a pressão ocular foram constatados em pesquisas nas décadas de 1970 e 1980. Um artigo publicado na Current Opinion Ophthamology afirma que “a maconha é um agente hipotensor ocular eficaz”, porém alerta para um detalhe importante.

A publicação aponta que os “efeitos cardiovasculares e neurológicos são observados na mesma dose e podem, teoricamente, reduzir o efeito benéfico da redução da pressão intraocular pela redução do fluxo sanguíneo ocular”, portanto, “o clínico deve estar ciente desse potencial de diagnóstico, prognóstico e terapia.”

Entretanto, essa observação não descarta a Cannabis como opção para tratar o glaucoma.

Além da redução da pressão intraocular, a Cannabis também oferece ações neuroprotetoras importantes para o tratamento do glaucoma.

Os pesquisadores alertam para os efeitos colaterais em relação os canabinoides psicoativos, como o THC, mas relembram da capacidade do CBD de ajudar a reduzir a pressão intraocular sem os efeitos indesejados.

Os estudos são promissores e apontam que a Cannabis pode tratar o glaucoma, porém, quem quiser começar a terapia canábica nesse caso deve procurar um profissional experiente para que o tratamento seja acompanhado e os relatos de melhora e também de efeitos colaterais indesejados sejam considerados para que o médico ou médica prescritora faça os ajustes necessários diante do quadro apresentado pelo paciente.

Leia mais

O que é psicoatividade da Cannabis? Entenda esse processo

Doenças tratadas com canabidiol; veja lista com 32 patologias