Cannabis pode tratar TDHA?

Published On: 25/01/20222.1 min read

O TDHA (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade) é um transtorno neurobiológico, que aparece na infância e pode acompanhar a pessoa na vida adulta. Entre os principais sintomas estão: desatenção, inquietação e impulsividade. O tratamento comum para o transtorno é por meio de medicamentos e psicoterapia. Mas será que a Cannabis pode tratar o TDHA?

O que tem causado desconforto em pacientes e responsáveis na hora de fazer o tratamento para TDHA é que, geralmente, o diagnóstico é feito na infância, e a introdução da medicação alopática causa efeitos colaterais como cefaleia, que pode ter a intensidade aumentada conforme o tempo de uso, além de dificuldade para dormir, falta de apetite e irritabilidade.

O diagnóstico de TDHA na vida adulta também tem se tornado algo comum nos últimos anos. Diante das demandas da vida adulta, os efeitos colaterais dos alopáticos podem também causar desconforto, mesmo que seus benefícios sejam maiores em relação ao transtorno.

Apesar dos estudos com Cannabis no tratamento direto das pessoas com TDHA não serem conclusivos, há outras linhas de pesquisa que se mostram promissoras.

Um estudo transversal baseado em questionário de autorrelato, publicado em 2021, no Rambam Maimonides Medical Journal, foi realizado em pacientes adultos com autorização para a realização do tratamento com Cannabis medicinal e diagnóstico de TDAH feito por um médico.

A pesquisa apontou que o consumo de doses mais altas de componentes da Cannabis Medicinal (fitocanabinoides e terpenos) está associado à redução do uso da medicação para o TDAH.

Apesar dos estudos clínicos serem escassos, pequenos ou inconclusivos, quem faz uso da Cannabis para tratar o TDHA tem relatado os benefícios da planta.

Pesquisadores realizaram uma análise qualitativa de discussões em fóruns online sobre os efeitos da cannabis no TDAH. A tendência encontrada mostra que, apesar de não haver recomendações clínicas ou pesquisas sistemáticas que apoiem os efeitos benéficos do uso de Cannabis para o TDAH, as discussões online indicam que a Cannabis é considerada terapêutica para o tratamento do transtorno.

Muitos pacientes com TDAH também desenvolvem quadros de ansiedade por consequência dos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. E a Cannabis pode ajudar a combater esse distúrbio, melhorando a qualidade de vida dessas pessoas.

Um estudo realizado por pesquisadores nos Estados Unidos gerou evidências pré-clínicas que apontam que a Cannabis reduz comportamentos de ansiedade.