Comunicação e indústria canábica: possibilidades de mercado no Brasil
A indústria canábica vem crescendo exponencialmente no Brasil, tanto devido à demanda impulsionada pela regulamentação de produtos à base de cannabis pela Anvisa, quanto pelo aumento no volume de publicações de estudos relacionados ao tema.
Como resultado, isso vem refletindo no interesse das pessoas pelo assunto, e consequentemente impactando no crescimento da busca por mais informações sobre a planta e todas as suas possibilidades.
Desde a cobertura midiática e levantamento de dados de negócio, até a promoção e venda de produtos, são diversas as possibilidades da comunicação no universo canábico.
Então por onde começar e como explorar tantas oportunidades? Explicamos a seguir tudo o que você precisa saber sobre como tornar-se um empreendedor na comunicação da cannabis.
Jornalismo e redes sociais canábicas
Políticas em constante mudança, leis e regulamentos que diferem de estado para estado – de país para país -, atualizações científicas, dados estatísticos, novas descobertas acadêmicas. Isso é apenas a ponta do iceberg que engloba o mundo de um jornalista canábico.
Mais do que uma mudança social e midiática, falar sobre jornalismo e cannabis é falar sobre um mercado em ascensão e repleto de possibilidades para os comunicadores.
Um exemplo notável é a Kaya Mind, empresa brasileira que usa dados e análises para oferecer inteligência de mercado para empresas interessadas em saber mais sobre o universo da cannabis.
Com o propósito de ajudar a nutrir um mercado ainda emergente, além de desenvolver relatórios e soluções, a empresa conta com os mais diversos profissionais em sua equipe, como, por exemplo, jornalistas e publicitários.
Assim também, para os veículos de notícias, expandir a cobertura sobre a indústria da cannabis pode ser uma forma de atrair novos leitores e até mesmo anunciantes. Isso porque, uma vez regulamentada, há uma tendência crescente para que as empresas canábicas – seja medicinal ou industrial – promovam seus produtos em canais de anúncio e publicidade.
E claro, há também as redes sociais, com seus algoritmos, monetizações e inúmeros recursos que podem ser utilizados para ajudar marcas a alcançarem o maior número de clientes em potencial.
Marketing e restrições de comunicação na cannabis
Apesar de a cannabis medicinal e industrial ser regulamentada no Brasil, ainda há diversas restrições quando o assunto é campanhas, promoção e divulgação de produtos canábicos em território nacional. Justamente por isso, para qualquer empresa que está se inserindo no mercado da cannabis, é fundamental ter um profissional de marketing capacitado na equipe.
Seja na elaboração ou em sua promoção, é o profissional de comunicação que irá assegurar que o propósito do produto chegue consistente ao público certo, independentemente da plataforma, garantindo:
- Licença e pré-aprovação para a execução de campanhas
- Entendimento das limitações de conteúdo e anúncios
- Cumprimento de regulamentos locais das regiões de segmentação
- Medidas para evitar penalidades em qualquer plataforma
Cannabis e relações públicas
Também conhecido como PR, o profissional de relações públicas é comumente associado a instituições e órgãos governamentais. Mas sabia que ele pode ser muitíssimo importante para a indústria canábica?
Em uma mídia que a princípio não discutia cannabis e que viu o uso medicinal e industrial da planta ser regulamentado, o profissional de relações públicas – bem como de toda a comunicação – passou a ser imprescindível para o desenvolvimento de novos relacionamentos com parceiros midiáticos e para a construção de um novo olhar sobre a cannabis.
Uma vez que cada vez mais empresas vêm investindo uma alta receita em empresas canábicas, é muito importante ter PRs capacitados e preparados. São esses profissionais que irão administrar estratégias de comunicação e planos sólidos de relações públicas, a fim de alcançar os objetivos organizacionais e estimular o crescimento do negócio exponencial que é a cannabis.
Como ser um empreendedor na comunicação da cannabis
A cannabis já é um assunto do presente, especialmente quando falamos sobre negócios e as possibilidades do mercado nacional. E não há tempo a perder.
Embora exista uma lacuna acadêmica para comunicadores que desejam trabalhar com a indústria da cannabis, a demanda do mercado segue indo na contramão e buscando cada vez mais profissionais qualificados sobre o assunto.
Quer saber tudo sobre o mercado canábico para comunicadores, além de entender o que fazer e o que não fazer quando o tema é comunicação e cannabis? Em oferecimento com a Kaya Mind, lançamos o curso Cannabis para Comunicadores, 100% online e com conteúdos exclusivos ministrados por especialistas. Inscreva-se já! Inscreva-se já!