Cultivo de cannabis no Brasil e possibilidades no setor de agronomia

Published On: 11/08/20233.4 min read

Com a promulgação da Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n.º 327/2019 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o cultivo de cannabis para fins de pesquisa tornou-se uma realidade regulamentada no Brasil. 

Esse marco abriu as comportas para a colaboração entre a comunidade científica e o setor de agronomia, desencadeando no interesse pelas propriedades genéticas da planta, seus métodos de cultivo e técnicas de otimização de produção.

Nesse contexto, explorar o potencial do cultivo de cannabis no Brasil requer uma abordagem multidisciplinar, mas também rigorosa, exigindo cuidado para com as regulamentações brasileiras, e reunindo diversos especialistas (como agronomia, legislação, medicina e outras áreas) com o objetivo de aproveitar plenamente as oportunidades que essa planta tão versátil pode proporcionar.

Legislação de cultivo de cannabis: diretrizes e restrições no Brasil 

Objetivamente, hoje o Brasil não permite o livre cultivo de cannabis para fins comerciais, medicinais ou industriais. Dessa forma, embora seja devidamente regulamentado o uso de produtos medicinais à base de cannabis, as empresas devem importar os princípios ativos usados nas formulações.

Contudo, existem exceções. Algumas pessoas já obtiveram habeas corpus e salvo-conduto do Superior Tribunal de Justiça (STF) que as protegem legalmente para cultivarem a cannabis sativa para uso próprio, com o intuito de extrair seu óleo medicinal.

Ainda, segundo um levantamento feito pela Kaya Mind — empresa brasileira especializada em análise de mercado do setor —, aproximadamente 101 associações, dentre elas, apenas seis estando ativas, possuem permissão para cultivar a cannabis. 

Aspectos legais do cultivo de cannabis para fins de pesquisa no Brasil

O cultivo de cannabis para fins de pesquisa também está sujeito a um conjunto de regulamentações legais, estabelecidos pela RDC n.º 327/2019 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Essa regulamentação inclui uma série de requisitos, como a comprovação da idoneidade do requerente, a demonstração de capacidade técnica para o cultivo seguro e a descrição detalhada do projeto de pesquisa.

O cultivo de cannabis para pesquisa ocorre em ambientes controlados, como estufas e laboratórios, a fim de garantir condições ideais para o crescimento da planta e a obtenção de resultados científicos confiáveis. 

A Anvisa acompanha de perto todo o processo, desde a autorização até a colheita, monitorando o cumprimento das normas estabelecidas e garantindo que o cultivo seja estritamente voltado para fins de pesquisa e desenvolvimento de medicamentos.

Cultivo de cânhamo industrial: oportunidades de mercado

Embora pouco explorada, as oportunidades no setor de cânhamo são expressivamente abundantes para diversos setores, como o de alimentos, óleos, fibras e produtos de cuidados pessoais.

Como a planta requer menos água e produtos químicos em comparação com outros cultivos, como o algodão, existe uma oportunidade de mercado para atender a demanda por produtos ecologicamente corretos. 

No ramo de fibras, o cânhamo pode ser utilizado na produção de tecidos, cordas e materiais de construção, o que atrai consumidores e indústrias interessados em opções mais sustentáveis. 

A indústria de construção também oferece oportunidades significativas para o cânhamo industrial, podendo ser utilizado na fabricação de materiais de construção como isolantes térmicos e acústicos, bem como em misturas de concreto, criando estruturas mais leves e eficientes em termos energéticos. 

Além disso, o cultivo de cânhamo industrial também pode desempenhar um papel importante na transição de sistemas agrícolas convencionais para práticas mais regenerativas, melhorando a saúde do solo, reduzindo a necessidade de pesticidas e fertilizantes, e até mesmo auxiliando na remediação de solos contaminados. 

_______________________________________________________________________________________________________________________________________

Quer saber mais sobre o universo do mercado de cannabis? O curso Imersão no Mercado de Cannabis oferece informações e conteúdos exclusivos sobre o panorama mercadológico da planta no Brasil e no mundo, além de suas possibilidades de atuação, soluções, serviços e muito mais. Visite a página do curso e inscreva-se já!