Dra Ailane Araujo: Os benefícios do canabidiol na Ansiedade

Published On: 27/04/20205.1 min read

 

Atualmente a ansiedade é considerada o mal do século, seus números superaram os da depressão que até então ocupava o posto. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), cerca de 33% da população mundial, ou seja, 1 a cada 4 brasileiros, sofre com ansiedade. De acordo com o instituto de pesquisa e orientação da Mente (IPOM) o Brasil é o país com a maior taxa de pessoas com ansiedade no mundo (9,3 %).

A ansiedade é uma reação natural do organismo diante de estímulos estressantes, que podem provocar medo, dúvidas ou expectativas, sendo assim benéfica para o indivíduo. Ela se torna um problema quando esse mecanismo é ativado o tempo todo por perigos ”imaginários”, provocando respostas biológicas automáticas e passando a interferir nas atividades do dia-a-dia, podendo, inclusive, gerar um ataque de pânico.

O excesso de projeção e preocupação com as expectativas apreensivas do futuro, faz com que a pessoa deixe de viver o presente para viver a ideia do que pode acontecer e que quase nunca acontece. Essa falta de controle do que vai acontecer, somada à falta da presença do indivíduo no momento presente liga todo o sistema de resposta do corpo, que passa a entrar em estado de alerta constante gerando assim o transtorno de ansiedade.

Não se sabe bem a causa correta, acredita-se que esteja relacionada ao desequilíbrio de alguns neurotransmissores que ocorrem naturalmente no cérebro, como dopamina, serotonina e norepinefrina. Podendo ser influenciada também por fatores genéticos, mas principalmente os fatores externos, como estresse e estilo de vida da pessoa.

A ansiedade pode desencadear várias outras patologias como transtorno do pânico, fobia social, transtorno do estresse pós traumático e Transtorno obsessivo compulsivo (TOC), levando a um comprometimento da qualidade de vida da pessoa. Essa presença quase que permanente de preocupação ou tensão, mesmo quando há poucos ou nenhum motivo para isso, parecem passar de um problema para outro: trabalho, família, relações amorosas, saúde. Ou seja, a ansiedade pode interferir diretamente nas mais diversas áreas da vida da pessoa. Além disso, pode ser acompanhada de depressão, pensamentos ou comportamentos suicidas.

Sintomas relacionados ao transtorno de ansiedade

Humor – Angústia constante, preocupação excessiva, desespero, medo irracional, insegurança, falta de humor.
Pensamentos- Falta de concentração, pensamentos confusos e constantes, preocupação exagerada em relação à realidade.
Sono- Irritabilidade, pensamentos descontrolados, insônia
Corpo- Tensão muscular, podendo levar a dores nas costas, tontura, fadiga, tremores, dores de cabeça, dores de estômago, náuseas, falta de ar, sensação de desmaio, dores abdominais, podendo ter diarreia.
Comportamento- Medo constante, sensação de que algo ruim vai acontecer, falta de controle sobre os próprios pensamentos.

Tratamentos

O tratamento utilizado atualmente inclui uma combinação de medicamentos, como ansiolíticos, antidepressivos, antiarrítmicos, antipsicótico, associados à terapia cognitiva corporal e técnicas/ medidas para a redução da ansiedade frisando a mudança do estilo de vida e a conscientização através do autoconhecimento, meditação, mindfullnes, yoga, relaxamento, hipnose, respiração, afirmações positivas pois as pessoas ansiosas tendem a ser pessimistas.

Como o canabidiol pode ajudar nesse transtorno?

O CBD possui efeitos modulatórios na ativação da área límbica e paralímbica, que são as áreas relacionadas às emoções. Ele atua como um potente ansiolítico sendo justificada a sua atuação na redução da ansiedade. Aumenta a biodisponibilidade da anadaminda, o neurotransmissor da “felicidade” – um endocanabinoide produzido pelo nosso próprio corpo através do sistema endocanabinoide, descoberto há cerca de aproximadamente 50 anos atrás por Raphael Mechoulam. Os endocanabinoides regulam o disparo e o padrão de atividades dos neurônios por meio do controle retroativo ou pós sinápticos dos imputs inibitórios/ excitatórios. Modulando assim, a resposta dos neurotransmissores do tipo serotonina, dopamina e norepinefrina , levando a homeostase, promovendo o equilíbrio .
Leva-se em consideração que não possui dependência, nem efeitos colaterais. Reforçando assim a indicação do tratamento com o CBD.

Referências:

Mackie K. Signaling via CNS cannabinoid receptors. Mol Cell Endocrinol. 2008;286(1-2 Suppl 1):S60-5.
Wang J, Ueda N. Biology of endocannabinoid synthesis system. Prostaglandins Other Lipid Mediat. 2009;89(3-4):112-9. 27.
Mackie K. Mechanisms of CB1 receptor signaling: endocannabinoid modulation of synaptic strength. Int J Obes (Lond). 2006;30(Suppl 1):S19-23.

Dra Ailane Araujo

Com formação em pediatria e nutrologia, hoje especializada em Medicina Integrativa e Cannabis Medicinal. Atua na qualidade de vida e promoção do bem-estar com excelentes resultados, associando outros tratamentos da medicina integrativa na sua prática clínica como ozonioterapia, soroterapia, modulação hormonal, terapia neural e medicina quântica. Uma das primeiras prescritoras de cannabis no Brasil, com certificação internacional pelo Medical marijuana Inc, possui vasta experiência no manejo e ensino de cannabis medicinal. Participou como organizadora e palestrante em vários cursos, congressos, palestras e eventos médico científicos. Professora do I Curso Prático de Cannabis Medicinal. É diretora do Centro Brasileiro de Referência em Medicina Canabinoide, localizado no Campo Belo, São Paulo.

Quer agendamento?utm_source=drcannabis&utm_medium=textoancora&utm_campaign=agendamento” target=”_blank”>agendar uma consulta com a Dra Ailane Araujo? Clique aqui!

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.