Efeitos colaterais da Cannabis Medicinal: veja lista

Published On: 06/05/20212.7 min read

Mesmo a Cannabis sendo uma planta e, por isso, natural, não significa que seu uso deva ser feito de forma inveterada. Isso porque sua composição química promove psicoatividade entre outros efeitos que conferem a ela o potencial terapêutico. Por isso, é preciso estar atento aos efeitos colaterais da Cannabis medicinal para fazer o uso correto e responsável da substância. Veja a lista abaixo.

Para se alcançar os resultados desejados é preciso seguir orientações e ter disciplina. Mesmo o uso da Cannabis sendo considerado seguro, há contraindicações que, mesmo que poucas, precisam ser consideradas.

Um dos cenários que podem gerar efeitos colaterais indesejáveis é exatamente a realidade que muito paciente apresenta antes de começar a terapia canábica, que é a alta quantidade de remédios alopáticos usada para tratar a doença em questão. A sobreposição dessas substâncias pode gerar alguns desconfortos que precisam estar no radar dos profissionais da saúde que estão acompanhando o caso.

Outro ponto é a proporção de THC, a substância psicoativa da planta que pode provocar uma espécie de intoxicação e, com ela, uma reação de efeitos colaterais. Já o CBD não produz nenhum tipo de toxidade.

Porém, muitos desses efeitos estão relacionados ao chamado ‘uso adulto’. O uso medicinal faz com que essas consequências indesejáveis sejam reduzidas de forma considerável.

Elaboramos uma lista para você entender mais sobre os efeitos colaterais da Cannabis.

  • Excesso de THC pode causar euforia, alteração da percepção da realidade e alteração no equilíbrio. Porém, lembrando que os efeitos são passageiros.
  • Aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e taquicardia. Apesar dos efeitos serem temporários, pacientes com problemas cardíacos devem ser assistidos de perto.
  • Queda abrupta de pressão quando nos movemos de forma rápida, popularmente conhecido como “teto preto” também pode ser um dos efeitos colaterais.
  • Dependendo da dose ingerida e tolerância do paciente, não é recomendado dirigir e operar máquinas pesadas, além de também impactar na capacidade de aprendizado e concentração.
  • Altas doses de THC têm efeito relaxante e induz ao sono. Isso pode não ser um problema, dependendo da patologia que está sendo tratada, mas dependendo da rotina do paciente, é um ponto de atenção importante.

Vale lembrar de que não existem registros de morte causado por excesso de Cannabis. Apesar de ser uma substância segura, seu uso precisa ser ministrado e acompanhado por conta das particularidades que cada Sistema Endocanabinoide apresenta, reduzindo ainda mais a propensão de efeitos colaterais indesejados.

Quer saber mais sobre os efeitos adversos da cannabis? Então aqui vai uma dica imperdível: De 03 a 05 de agosto de 2021 acontece o II Congresso de Cannabis Medicinal, o CNABIS 21. Assista à palestra “Efeitos adversos do tratamento canábico” e conheça todas as referências científicas sobre o tema. 

O CNABIS 21 é um congresso online gratuito que abordará temas relevantes sobre a cannabis e seu potencial medicinal. Inscreva-se gratuitamente aqui

Leia mais

Doenças tratadas com canabidiol; veja lista com 32 patologias

O que é psicoatividade da Cannabis? Entenda esse processo