Insônia e cannabis medicinal

2 min de leitura

O sono é essencial para manter a nossa saúde física e mental, e noites mal dormidas podem ser fator de decisão para um dia improdutivo. Segundo a Associação Brasileira do Sono – ABS, quase 80 milhões de brasileiros sofrem de insônia! Para a maior parte da população, especialmente a que vive em grandes cidades, dormir 8 horas por noite é quase impossível. 

O estresse do dia-a-dia e a agitação da vida urbana nos levam a ter noites cada vez com menos descanso e, como consequência, surge a insônia. Esta é uma das queixas mais comuns entre as pessoas com distúrbios do sono, seguida de ronco e apneia.

Tratamento: insônia e cannabis medicinal

Em países onde é regulamentada, a cannabis é frequentemente utilizada para combater este mal e estudos pré-clínicos vêm sendo feitos para entender as melhoras relatadas com o uso da cannabis.

Dada a sua capacidade de suprimir o estresse e induzir o relaxamento físico, não é surpresa que a planta possa ajudar a adormecer mais rapidamente. Essa característica é benéfica principalmente para aqueles que sofrem com dores, transtorno de estresse pós-traumático, esclerose múltipla ou outras condições que dificultam o momento de dormir ou permanecer dormindo.

De acordo com um estudo de 2008, a ingestão de cepas de cannabis com níveis mais altos de THC, normalmente, reduz a quantidade de sono R.E.M., o que significa reduzir os sonhos.

Portanto, a teoria é: se você gastar menos tempo sonhando, passará mais tempo em um estado de “sono profundo”. Acredita-se que este estado seja a parte mais restauradora e repousante do ciclo do sono.

Naturalmente, mais estudos clínicos são necessários para ter certeza sobre a eficácia da cannabis, mas os pesquisadores parecem ter um bom começo.


O tratamento com cannabis pode ser para você!
Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?
Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

Gostou do artigo?
Média de votos
Loading...