O que é uma associação de cannabis?

Published On: 11/10/20233.1 min read

Embora a prescrição de canabinoides tenha crescido em 554% no Brasil, no que tange o acesso ao tratamento com cannabis, podemos dizer que o tema ainda é envolto por tabus e restrições, especialmente financeiras.

Nesse cenário, assim como muitas empresas que vêm atuando ativamente na desmitificação da cannabis e no acesso inclusivo ao tratamento com a planta, as associações de cannabis também entram na jogada em busca de um futuro mais inclusivo e acessível para os que necessitam de seus benefícios terapêuticos.

Mas afinal, como funcionam as associações de cannabis? Qual o seu papel na sociedade? 

O que é uma associação de cannabis?

Em termos simples, uma associação de cannabis é uma organização sem fins lucrativos ou grupo de defesa que se dedica a promover a regulamentação e o uso medicinal da planta. Essas organizações se esforçam para educar o público, influenciar a legislação e fornecer apoio à comunidade relacionada à cannabis.

Hoje no Brasil, por exemplo, de acordo com um levantamento feito pela Kaya Mind, existem mais de 80 associações de cannabis em diversos estados do país.

As associações de cannabis também desempenham um papel vital na criação de comunidades de apoio para pacientes que dependem da cannabis para o tratamento de condições médicas. 

Algumas associações também se envolvem na importação legal de produtos à base de cannabis, como óleos e extratos, especialmente para pacientes cujas condições financeiras não permitem suportar os gastos associados a um tratamento importado. 

Qual a função das associações de cannabis no Brasil?

As associações de cannabis no Brasil funcionam como grupos de apoio, proporcionando acesso a produtos de cannabis, informações médicas e jurídicas, e um ambiente de compartilhamento de experiências.

Operando como rede de apoio, um dos principais escopos dessas associações é justamente oferecer suporte para pacientes que buscam tratamento com cannabis, bem como para suas famílias. Elas compartilham informações sobre as diferentes cepas de cannabis, métodos de consumo e dosagens apropriadas, além de fornecerem apoio emocional e espaços para trocar vivências, o que pode ser particularmente valioso para pacientes com condições médicas graves.

Além de fornecer amparo, as associações de cannabis frequentemente disponibilizam acesso a programas de assistência e informações sobre como obter produtos de qualidade, o que pode abranger serviços de aconselhamento e orientação jurídica para aqueles que enfrentam desafios relacionados à cannabis.

Outra função bastante importante das associações de cannabis é a educação e conscientização pública, fornecendo informações precisas sobre os benefícios terapêuticos da cannabis, os riscos associados ao seu uso e os avanços na pesquisa científica. 

Essas organizações buscam, principalmente, dissipar mitos e estigmas relacionados à cannabis, capacitando as pessoas com conhecimento para tomar decisões informadas sobre seu uso.

Associações, regulamentação, educação e setores da cannabis

Conforme as leis e regulamentações em relação à cannabis continuam a evoluir globalmente, um mundo de oportunidades se abre para uma ampla gama de profissionais. 

Desde cientistas e profissionais de saúde que contribuem para a pesquisa e desenvolvimento de produtos de cannabis, até especialistas em marketing, advogados, contadores e técnicos agrícolas que desempenham funções vitais na indústria, o mercado de cannabis é um campo multifacetado. 

É um entusiasta da planta, quer saber mais sobre os setores contemplados pela cannabis e como atuar ativamente na mudança de vida de milhares de pessoas? A Dr. Cannabis oferece, em parceria com a Kaya Mind, o curso Imersão no Mercado da Cannabis. Conheça a página do curso e inscreva-se já!