Por que o tratamento com cannabis deve ser individualizado?

Published On: 26/03/20242.8 min read

Quando falamos de tratamentos com cannabis, algumas expressões são recorrentes. “Start / Slow, Go Slow” (que, em português, significa “comece baixo, vá devagar”) e “Curva U Invertida” são alguns exemplos.

Ambas as expressões costumam estar no vocabulário de profissionais de saúde que prescrevem canabinoides. Isso acontece porque uma das características do tratamento é sua individualização e esses termos estão ligados a encontrar a dose terapêutica ideal para os pacientes, sempre indo com cautela.

No webinar “A importância da individualização de tratamento na prescrição de canabinoides”, apresentado pela médica geriatra Dra. Gabriela Mânica, um dos temas debatidos foi a capacidade de saber diferenciar cada paciente. Esse cuidado é fundamental para garantir a eficácia do tratamento, e vai além de saber prescrever o produto ideal. 

Clique aqui para assistir gratuitamente

Um dos exemplos citados pela médica foi um estudo duplo-cego com pacientes ansiosos que usaram dosagens diferentes de canabidiol por via oral. Segundo ela, os pacientes que usaram 150mg de CBD apresentaram redução da ansiedade, mas os resultados não foram tão evidentes quanto os que usaram doses de 300mg.

Por outro lado, os participantes que consumiram doses de 600mg voltaram a apresentar sintomas de ansiedade. Este é um exemplo da Curva U Invertida, que é justamente uma forma de encontrar a dosagem ideal e entender que se ela for muito alta, podem surgir reações adversas ao tratamento. 

Cannabis medicinal vs. tratamentos convencionais

É importante saber que muitos pacientes procuram o tratamento com a cannabis como esperança para condições médicas diversas, como dor crônica ou epilepsia.

No entanto, a escolha entre tratamentos convencionais e a cannabis não é simples. Essa decisão é geralmente influenciada por vários fatores, incluindo a eficácia comprovada, a gravidade da condição e os efeitos colaterais do tratamento.

Dosagem terapêutica ideal

Dosagens adequadas e o gerenciamento dos efeitos adversos são fundamentais, uma vez que variam de pessoa para pessoa. Encontrar o equilíbrio ideal pode garantir a eficácia e minimizar efeitos indesejados, como sonolência, boca seca ou alterações de humor. 

É por isso que o acompanhamento constante pode garantir que seu paciente esteja no caminho certo para um tratamento seguro e eficaz.

Interação medicamentosa

Pacientes que já estão em tratamento com outros medicamentos devem estar cientes de como a cannabis medicinal pode afetar esses remédios. 

Algumas interações podem potencialmente aumentar ou diminuir a eficácia dos medicamentos, tornando essencial a supervisão de um profissional de saúde para ajustar a medicação, se necessário.

Por que o aprendizado se faz necessário?

A chave para uma jornada bem-sucedida é a educação e a busca constante pelo equilíbrio certo para suas necessidades específicas. 

Sendo assim, com o auxílio de profissionais de saúde bem informados e uma compreensão sólida dos benefícios e precauções, os pacientes têm a oportunidade de experimentar potenciais melhorias em sua qualidade de vida. 

Quer saber como se tornar uma ferramenta valiosa — e ativa — no cuidado com o paciente em tratamento com a cannabis medicinal?

 A Dr. Cannabis oferece o curso Cannabis Medicinal do Zero: Ciclo Básico pensado para profissionais que desejam apoiar e administrar medicamentos aos pacientes em tratamento com os canabinoides.