Quando e como fazer o ajuste da dosagem de canabinoides

Published On: 10/12/20192.4 min read

 

Alguns pacientes usam efetivamente pequenas quantidades de cannabis, enquanto outros usam doses incrivelmente altas em seus tratamentos.

Ao passo que pacientes adultos podem atingir efeitos terapêuticos com 1 mg de canabinoides totais por dia, outros consomem mais de 2.000 mg por dia sem efeitos adversos.

Um intervalo de dosagem de 2.000 vezes é incomum para um medicamento farmacêutico tradicional, mas é e exatamente o caso de medicamentos à base de cannabis.

Sendo assim, é importante saber quando e como fazer o ajuste da dosagem de canabinoides.

Dentro dessa faixa de dose ampla, a cannabis exibe uma relação igualmente incomum entre a dose e a resposta esperada. Para a maioria dos medicamentos, uma dose mais alta resultará em um efeito terapêutico mais forte e em uma maior probabilidade de efeitos adversos; isso é descrito como uma relação dose-resposta monofásica. A cannabis não segue esse padrão.

Para a maioria dos pacientes em tratamento com a cannabis, aumentar gradualmente a dose resultará em efeitos mais fortes; mas após um certo ponto (exclusivo para cada indivíduo), os aumentos subsequentes da dose podem resultar em efeitos terapêuticos cada vez mais fracos, acompanhados de um aumento em efeitos indesejados.

Esta relação pode ser expressada em um gráfico em U invertido, como visto aqui:

Obviamente, doses muito altas tornam o tratamento mais caro e, geralmente, aumentam os efeitos colaterais indesejados.

A maioria dos pacientes se sai muito melhor com a menor dose efetiva. Para muitas pessoas em tratamento com cannabis medicinal, isso significa que menos pode ser mais.

A CEO da Dr. Cannabis, Viviane Sedola, e a médica pioneira em terapia canabinoide no Brasil, Dra Paula Dall Stella, falam mais sobre a necessidade de ajuste da dosagem de canabinoides no vídeo abaixo. Assista.

Temos mais informação para você!

Quer saber mais sobre a terapêutica canábica? Acesse o nosso blog
Quer ler artigos científicos? Acesse este link
Quer contribuir com artigos científicos? Escreva para [email protected]
Seja um médico prescritor. Cadastre-se!

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.