Tratamento odontológico com cannabis: quando é indicado e como prescrever

Published On: 28/04/20233.1 min read

É bastante comum a odontologia ser associada a apenas uma gama limitada de tratamentos, como aparelho ortodôntico, clareamento, limpeza, extrações, etc. Contudo, atualmente grande parte dos dentistas podem oferecer uma variedade de serviços e técnicas cada vez mais inovadoras, como o tratamento odontológico com cannabis, por exemplo.

Por causa de suas diversas propriedades anti-inflamatórias, relaxantes, anticonvulsivantes, e muitas outras, hoje a cannabis é recomendada para o tratamento de uma série de doenças, inclusive as bucais.

Não é atoa que agora, além dos médicos, os cirurgiões-dentistas também são legalmente habilitados a prescrever a cannabis para tratamentos de saúde, segundo a resolução RDC 660/2022 emitida pela Anvisa.

Entenda a seguir como a planta pode ser usada nos consultórios, quais os seus benefícios na odontologia e em quais casos clínicos ela é indicada. 

Utilizando a cannabis medicinal na odontologia

A cannabis é uma planta complexa e multifacetada, composta por cerca de 120 canabinoides considerados farmacologicamente benéficos. É isso – e todas as suas propriedades – que a tornam tão interessante para tratamentos médicos e odontológicos.

De acordo com um estudo publicado em 2020, a eficácia dos canabinoides em produtos de higiene bucal na redução do conteúdo bacteriano da placa dentária foi superior em comparação com os produtos sintéticos de higiene bucal disponíveis comercialmente. 

Esse é apenas um dos potenciais da cannabis medicinal na odontologia. É o que explica a cirurgiã-dentista Patricia Forlin, que atua na área de odontologia integrativa e prescrição de cannabis:

“Os benefícios e indicações da terapia canabinoide são infinitas tanto na medicina, quanto na odontologia. Suas propriedades analgésicas, anti-inflamatórias, antifúngicas, anti bactericida, osteoindutora, ansiolítica, sedativa, entre outras, permite sua indicação em diversas áreas da odontologia”.

Isso torna a cannabis uma alternativa favorável para o alívio de dores e desconfortos dentários e orofaciais, inibição na formação de placas, controle de bactérias e combate de processos inflamatórios.

Doenças bucais tratadas com cannabis

Segundo Patricia Forlin, a cannabis pode ser indicada para o tratamento complementar ou preventivo de:

  • Dores orofaciais crônicas
  • Disfunções Temporomandibulares
  • Bruxismo e Apertamento dentário
  • Gengivite
  • Doenças Periodontais e Periimplantares
  • Mucosite oral
  • Síndrome da Ardência Bucal
  • Enxaqueca e cefaleia
  • Prevenção de Cáries
  • Tratamento de Ansiedade pré-atendimento odontológico

Além disso, ela também pode ser prescrita para auxiliar na cicatrização tecidual pré e pós-operatória e para a diminuição – ou até substituição – de medicamentos alopáticos comumente utilizados na odontologia.

Em relação aos medicamentos alopáticos, a cirurgiã-dentista explica que o tratamento com cannabis tem muito menos efeitos colaterais, como os opioides, normalmente utilizados no tratamento das dores orofaciais.

“Esses são medicamentos que causam diversos efeitos colaterais, como, por exemplo, sono durante o dia, constipação e até dependência química”, alerta a dentista.

Como os cirurgiões-dentistas podem começar a prescrever a cannabis?

Apesar de seus inúmeros benefícios para a odontologia, são poucos os profissionais que exploram o uso da cannabis medicinal no dia a dia clínico. O âmbito acadêmico deixa a desejar ainda mais com a falta de módulos curriculares sobre o SEC (Sistema Endocanabinoide) nas graduações de odontologia e medicina.

Com o propósito de preencher essas lacunas, a Dr. Cannabis, em oferecimento com a Odontologia Canabinoide, criou o curso Prescrição de Canabinoides na Odontologia. Voltado para cirurgiões-dentistas, o curso explora as aplicações clínicas da cannabis na odontologia, a farmacologia dos canabinoides e muito mais. Achou interessante? Inscreva-se agora!