Vantagens da Medicina Canabinoide para profissionais de saúde

Published On: 11/07/20233.8 min read

Relativo ao uso de compostos derivados da planta cannabis sativa, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC), para fins terapêuticos, a medicina canabinoide apresenta-se como uma alternativa para pacientes que não respondem bem a tratamentos convencionais ou que enfrentam efeitos colaterais indesejados. 

Contudo, além das inúmeras vantagens da cannabis para os pacientes, trabalhar com a planta também pode oferecer diversos benefícios para os profissionais de saúde. São eles quem fornecem informações precisas sobre os proveitos e riscos associados ao uso de compostos canabinoides, além de monitorar e acompanhar de perto os resultados do tratamento.

Entenda o que contempla a medicina canabinoide e como os profissionais da saúde podem se beneficiar dessa ferramenta terapêutica na prática clínica.

Medicina Canabinoide e o Sistema Endocanabinoide

Um dos principais pontos que destacam a importância da medicina canabinoide para os profissionais de saúde é o seu potencial no tratamento de diversas condições médicas. 

Estudos têm demonstrado evidências promissoras do uso de compostos canabinoides no controle da dor crônica, no tratamento de distúrbios neurológicos, como a epilepsia, no manejo de sintomas relacionados ao câncer e na redução da ansiedade e estresse.

Essas substâncias interagem com o Sistema Endocanabinoide (SEC) — composto por receptores, endocanabinoides (substâncias produzidas pelo próprio organismo) e enzimas responsáveis por sua síntese e degradação —, envolvido em diversas funções fisiológicas, incluindo o controle da dor, o sistema imunológico, o sono e o humor.

Quando os compostos canabinoides são administrados, seja por meio de extratos da planta ou de medicamentos específicos, eles podem modular a atividade do sistema endocanabinoide, restaurando o equilíbrio fisiológico e aliviando sintomas associados a diversas condições médicas.

Compreender a fisiologia do sistema endocanabinoide auxilia no uso adequado dos tratamentos canabinoides, na seleção dos compostos mais adequados para cada condição e no monitoramento dos efeitos terapêuticos.

Cannabis medicinal: vantagens para os profissionais de saúde

A medicina canabinoide se baseia na utilização terapêutica de compostos canabinoides, visando melhorar a qualidade de vida dos pacientes e tratar condições médicas específicas.

Além de seu potencial clínico para os pacientes, a cannabis medicinal também traz diversas vantagens para a prática clínica dos profissionais de saúde, como:

Oportunidades de carreira: com a regulamentação e a crescente aceitação do uso medicinal da cannabis como recurso terapêutico, a demanda por profissionais de saúde qualificados nesse campo está aumentando. Isso pode criar novas oportunidades de carreira e permitir que esses profissionais se destaquem em um setor emergente.

Integração com a medicina convencional: a cannabis medicinal pode ser integrada a medicina convencional e a abordagens terapêuticas existentes, proporcionando aos profissionais de saúde uma opção adicional para tratar os pacientes. Essa abordagem integrativa pode levar a melhores resultados de saúde, especialmente para pacientes que não respondem bem a outras formas de tratamento.

Redução de danos e polifarmácia: o uso medicinal da planta pode ser uma opção terapêutica que pode substituir ou reduzir a necessidade de uso de vários medicamentos, especialmente em pacientes com condições crônicas, como dor, epilepsia, esclerose múltipla e transtornos do sono. Ao simplificar o regime de medicação, os médicos podem ajudar a reduzir o risco de interações medicamentosas e potenciais efeitos colaterais negativos.

Contribuição para a melhoria da qualidade de vida dos pacientes: usada no tratamento de uma variedade de condições médicas — ansiedade, TDAH, náuseas relacionadas à quimioterapia, entre outras — a cannabis medicinal permite que os profissionais de saúde ofereçam opções de tratamento alternativas e eficazes para seus pacientes, impactando diretamente na sua qualidade de vida e bem-estar.

Oportunidade de pesquisa e avanço científico: por ser um campo relativamente novo e em constante evolução, trabalhar com a cannabis medicinal oferece oportunidades para participar de pesquisas e estudos clínicos, contribuindo para o avanço científico e a compreensão dos efeitos terapêuticos da planta.

_______

O entendimento do sistema endocanabinoide é fundamental para o uso responsável e eficaz da medicina canabinoide. Pensando nisso, a Dr. Cannabis oferece os cursos Cannabis Medicinal do Zero, voltados para os prescritores (médicos e odontologistas) e para profissionais da saúde (psicólogos e enfermeiros). Quer saber mais? Conheça agora as nossas trilhas de aprendizagem!