Blog legislação

4 dúvidas (e respostas) sobre a regulação da cannabis no Brasil

2 min de leitura,      14 de janeiro de 2020

O potencial terapêutico da cannabis tem sido negado e negligenciado há décadas. Finalmente voltamos a debater o assunto de forma séria, responsável e levando em consideração a evidência científica. Com acesso à informações fidedignas sobre os benefícios do uso dos canabinoides, a população começou a requisitar a regulação da cannabis no Brasil para tratamento de doenças e sintomas. Por isso, a notícia de que a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou a regulamentação do registro e da venda de medicamentos à base da cannabis em farmácias e drogarias no Brasil, deixou muitas pessoas eufóricas. Mas também gerou dúvidas.

Listamos abaixo as 4 principais dúvidas e respostas sobre a regulação da cannabis no Brasil.

1) Agora já tem produto na farmácia?

Ainda não, as empresas interessadas em vender seus produtos na farmácia precisam, antes, apresentar um pedido de registro na Anvisa. Este pedido só poderá ser feito a partir de março de 2020 e deverá aguardar a aprovação da agência para que possa começar a ser importado ou produzido. Só então os produtos devem ir para a farmácia.

2) E quanto tempo vai levar para haver produtos à base de cannabis na farmácia?

Isso dependerá do tempo que a Anvisa vai levar para analisar os pedidos de registos enviados pelas empresas, a partir de março de 2020.

3) E até lá, como eu faço para adquirir produtos à base de cannabis?

O processo continua o mesmo que havia antes da regulação: importação individual via autorização excepcional da Anvisa.
Você precisará da documentação completa (prescrição, laudo médico, termo de responsabilidade) e da autorização especial da Anvisa. Comece indo a uma consulta com um médico cadastrado na Dr. Cannabis, envie-nos a documentação que ele te entregar e conte com o nosso time para os próximos passos.

4) Até quando poderei importar o meu medicamento com a autorização da Anvisa?

Cada autorização excepcional tem validade de 12 meses e a Anvisa segue emitindo as autorizações já solicitadas. Acompanhe por aqui sobre novidades, produtos na farmácia, autorização, médicos e tudo sobre cannabis medicinal.

 

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

Gostou do artigo?

Loading...
É paciente?
Nossa missão é ver você bem
CADASTRE-SE
É médico?
Tudo sobre tratamentos com cannabis está aqui para você
CADASTRE-SE