A cannabis pode tratar fibromialgia?

Published On: 30/05/20193.6 min read

Distúrbios do sono, fadiga e episódios depressivos que acompanham intensas dores em todo o corpo: esses são os sintomas descritos por quem é diagnosticado com fibromialgia. A síndrome atinge cerca de 5% da população mundial e a cannabis pode ser uma opção de tratamento. Assim, os canabinoides demonstraram potencial para aliviar a dor e a fadiga, além de ser uma aliada já conhecida no tratamento de distúrbios do sono e depressão.

Como a cannabis pode ajudar a reduzir os sintomas da fibromialgia?
Quem sofre de fibromialgia sabe que, em alguns dias, tarefas simples como lavar roupa ou fazer o café da manhã podem ser exaustivas, se não totalmente impossíveis.

Alguns estudos e evidências sugerem que a cannabis e/ou seus extratos podem ajudar com os sintomas, incluindo a dor.

Enquanto a causa da fibromialgia é amplamente debatida, o Dr. Ethan Russo, renomado neurologista e farmacologista que dedicou grande parte de sua carreira profissional estudando cannabis e o sistema endocanabinoide, teorizou que a fibromialgia poderia estar relacionada à Deficiência Clínica de Endocanabinoide.

O sistema endocanabinoide é uma rede de comunicação que facilita as comunicações entre o cérebro, os órgãos, os tecidos conjuntivos, as glândulas e as células do sistema imunológico. O principal objetivo desse sistema é a homeostase, ou seja, ajudar seu corpo a se manter estável.

Quando o sistema endocanabinoide está fora de sintonia, a saúde sofre. Um desequilíbrio pode causar uma série de problemas que afetam o humor, o sono, a saúde gastrointestinal, a espasticidade muscular, e outros. Estes sintomas também são proeminentes entre os que sofrem de fibromialgia, apoiando assim a teoria de Russo.

A National Pain Foundation realizou uma pesquisa em 2014 com mais de 1.300 pacientes. Surpreendentemente, quase um terço – 30% dos entrevistados – relataram ter usado cannabis medicinal.

Os relatos dos mais de 390 participantes da pesquisa que usaram cannabis, em comparação com produtos farmacêuticos tradicionais foram:
62% afirmaram o uso de a cannabis como “muito eficaz” no tratamento de seus sintomas
33% relataram que a cannabis “ajudou um pouco”
5% disseram que não ajudou em nada

Já os resultados dos medicamentos tradicionais foram:
8 a 10% classificaram os medicamentos tradicionais como “muito eficazes”
60 a 68% responderam que “não ajudaram em nada”

Os dados sugerem claramente que mais pesquisas sobre essa possibilidade de tratamento são necessárias, pois abrirão portas para uma investigação mais profunda não só sobre a cannabis no tratamento da fibromialgia, mas também sobre a síndrome em si, que ainda não possui explicação científica.

O fato é que quem sofre com dores e fadiga extrema precisa ter opções para viver com mais qualidade. O ritmo com que as evidências científicas surgem não é tão acelerado quanto o ritmo com que as crises afetam as pessoas no dia-a-dia. Por isso é que tanto médicos quanto pacientes no Brasil e no mundo já têm incorporado a cannabis ao tratamento da fibromialgia e os resultados são animadores.

Os pacientes relatam uma melhora significativa na qualidade de vida. Eles comentam que há redução na frequência e intensidade das dores sentidas, melhoras do sono e da fadiga.      

Sobre fibromialgia
A fibromialgia é a dor crônica que migra por vários pontos do corpo.

Quais são os sintomas?
Os sintomas da fibromialgia são o que a caracterizam: dor, fadiga, ansiedade, depressão, dificuldade para dormir e alterações intestinais.


O tratamento com cannabis pode ser para você!
Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?
Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.