Anorexia e cannabis medicinal

Published On: 01/10/20203.8 min read

A combinação entre anorexia e cannabis medicinal tem sido alvo de diversos estudos. Mas por que? Basicamente, comer é muito prazeroso. Nosso cérebro evoluiu para produzir sentimentos de euforia quando comemos porque comer torna mais provável que sobrevivamos para transmitir nossos genes – o que, por sua vez, induzirá a próxima geração a gostar de comer também. No entanto, para algumas pessoas, comer pode induzir sentimentos de ansiedade e medo. A comida faz com que um indivíduo com anorexia se sinta terrivelmente desconfortável. A única coisa que pode reduzir essa ansiedade é evitar completamente a comida. Descobertas recentes apontam a anorexia como um desequilíbrio no sistema endocanabinoide. Portanto, acredita-se que a cannabis poderia ser uma alternativa promissora para quem enfrenta este transtorno alimentar.

Como a cannabis pode ajudar?

Um estudo recente publicado na Biological Psychiatry forneceu alguns insights importantes sobre o papel desempenhado pelo sistema endocanabinoide, anorexia e cannabis medicinal. Em pessoas com anorexia ou bulimia, de alguma forma, a função normal do sistema endocanabinoide torna-se prejudicada.

A regulação do apetite e dos comportamentos alimentares é um fenômeno complexo que envolve nosso cérebro, órgãos periféricos e os numerosos caminhos que os conectam. Evidências consideráveis ​​sugerem que o sistema endocanabinoide tem um papel  fundamental na sinalização de eventos recompensadores, como a alimentação. Um grupo de cientistas da Katholieke Universiteit Leuven, na Bélgica, usou a tomografia por emissão de pósitrons para investigar o status do sistema endocanabinoide no cérebro de trinta mulheres com anorexia ou bulimia e comparou seus resultados com exames de mulheres controle pareadas por idade.

Os cientistas descobriram que o sistema endocanabinoide era significativamente menos ativo em mulheres com anorexia ou bulimia em uma parte do cérebro responsável pela integração do sabor dos alimentos com nossa resposta emocional à alimentação. Essencialmente, essas mulheres não puderam experimentar plenamente o prazer da comida e, assim, desenvolveram rituais e respostas inadequadas a ela. Essa mesma região do cérebro, chamada de insula, já foi ligada anteriormente a outros transtornos alimentares.

A ínsula nos permite integrar os aspectos sensoriais dos alimentos, como sabor e textura, bem como a sensação de fome; também responde às propriedades recompensadoras da comida. A ínsula processa informações sobre uma ampla gama de sensações que determinam como nos sentimos, incluindo dor, temperatura, pH do estômago e tensão intestinal (como constipação). A integração desses sentimentos internos fornece uma sensação combinada do estado do corpo inteiro. A ínsula é o lugar no cérebro onde nossa experiência sensorial (de comer), nossas emoções (em resposta a comer) e pensamentos (sobre porquê não deveria estar comendo!) se juntam.

O sistema endocanabinoide de nosso cérebro normalmente controla o quanto de prazer derivamos das experiências sensoriais; então nos motiva a repetir a experiência novamente e novamente. Um interesse obsessivo pela comida associado a uma resposta emocional inadequada é consistente com uma disfunção no sistema endocanabinoide do cérebro. Esta nova informação pode ajudar a identificar novos alvos para medicamentos que podem ajudar a reverter os sintomas de anorexia e bulimia.

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

Quarentena e cannabis: Receba atendimento médico da sua casa!

Durante esta quarentena, pacientes de todo o Brasil cadastrados na Dr. Cannabis já podem realizar consultas médicas online. O Ministério da Saúde e o CFM (Conselho Federal de Medicina) decidiram regular atendimentos médicos à distância como medida de controle da propagação do COVID-19. Acesse o seu perfil, procure um dos médicos com o ícone e câmera, escolha o que quiser e agende uma consulta! Se você ainda não possui perfil, cadastre-se gratuitamente e comece a se cuidar agora mesmo.