Canabinoides tópicos: o que é, para que serve e como prescrever

Published On: 18/07/20233.4 min read

Ao contrário do que diz o senso comum, fumar está longe de ser a única forma de fazer uso medicinal da cannabis. Graças ao constante aperfeiçoamento no desenvolvimento de medicamentos, atualmente há diversas vias de administração para aqueles que não apreciam fumar, como, por exemplo, os produtos tópicos.

Derivados da planta Cannabis sativa, os canabinoides tópicos são produtos que devem ser aplicados diretamente na pele para a obtenção de seus benefícios terapêuticos. Eles podem incluir substâncias como o canabidiol (CBD), o tetrahidrocanabinol (THC) e outros componentes presentes na planta.

Esses canabinoides são frequentemente encontrados em forma de cremes, loções, óleos ou pomadas, e são projetados para serem aplicados topicamente em áreas específicas do corpo.

Como funciona e quais os efeitos

Diferentemente dos demais canabinoides consumidos por via oral ou inalada, os produtos tópicos geralmente não causam efeitos psicoativos, pois sua absorção através da pele é limitada e não atinge a corrente sanguínea em níveis significativos.

Quando aplicados na pele, eles interagem com os receptores de canabinoides presentes no Sistema Endocanabinoide, que está envolvido na regulação de várias funções fisiológicas. 

O canabidiol (CBD), por exemplo, é conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias, analgésicas e antioxidantes, ajudando a reduzir a inflamação localizada, aliviar a dor e acalmar a pele irritada ou sensível. Além disso, ele possui propriedades hidratantes, o que o torna um ingrediente benéfico em produtos para cuidados da pele.

O tetrahidrocanabinol (THC), por sua vez, é conhecido por suas propriedades analgésicas e como relaxante muscular. Quando aplicado topicamente, pode ajudar a aliviar a dor localizada e relaxar a musculatura.

Embora tais compostos químicos sejam os mais comuns de serem encontrados nos produtos à base de cannabis, também é possível encontrar outros canabinoides, como o CBG (canabigerol), o CBDA (ácido canabidiólico), o CBC (canabicromeno), entre outros.

Quando os canabinoides tópicos são recomendados

Por possuírem propriedades analgésicas, anti-inflamatórias e antioxidantes, os canabinoides tópicos podem ajudar a reduzir a dor e o desconforto em áreas afetadas. Alguns dos usos mais comuns relatados para canabinoides tópicos incluem:

  1. Dor: Os canabinoides tópicos podem ter propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, o que pode ajudar no alívio da dor localizada, como dores musculares, dores articulares e neuropatia periférica.
  2. Doenças de pele: Alguns estudos sugerem que os canabinoides tópicos podem ter efeitos positivos em condições de pele, como eczema, psoríase, acne e dermatite atópica. Eles podem ajudar a reduzir a inflamação, coceira e vermelhidão associadas a essas condições.
  3. Artrite: A aplicação tópica de canabinoides pode proporcionar alívio para a dor e inflamação associadas à artrite reumatoide e osteoartrite.
  4. Feridas e cicatrização: Alguns estudos preliminares sugerem que os canabinoides tópicos podem promover a cicatrização de feridas e ajudar a tratar problemas de pele, como úlceras de pressão e feridas diabéticas.
  5. Inflamação muscular: Os canabinoides tópicos podem ser usados para aliviar a inflamação e o desconforto muscular causados por lesões esportivas ou atividades físicas intensas.

Contraindicações e prescrição

Embora geralmente os canabinoides tópicos sejam considerados seguros e bem tolerados, pessoas com hipersensibilidade conhecida aos canabinoides ou a qualquer um dos componentes dos produtos tópicos devem evitar o seu uso. 

Por isso, é essencial que o profissional de saúde avalie as condições médicas subjacentes do paciente — como gravidez, amamentação, alergias ou interação medicamentosa — antes de prescrever o uso de canabinoides tópicos.

Para garantir que seu uso seja seguro e apropriado para cada caso específico, a Dr. Cannabis oferece o Cannabis Medicinal do Zero: Dor, cujo intuito é qualificar cada vez mais profissionais prescritores a respeito da Medicina Canabinoide, as vias de administração de produtos à base de cannabis e suas recomendações de uso. Confira o conteúdo programático do curso e garanta já a sua vaga.