Cannabis e doenças crônicas: Entenda como a planta auxilia o tratamento

Published On: 16/06/20228.4 min read

Você já deve ter ouvido falar que a cannabis é útil no tratamento de doenças crônicas, não é mesmo? Principalmente quando nenhum outro tratamento funciona. Mas já se perguntou como e porque ela serve para tantas doenças diferentes?

As doenças crônicas são um dos maiores problemas de saúde pública do Brasil, em que qualquer tratamento costuma ser longo e muitas vezes, fazem parte do resto da vida do paciente. 

De acordo com um levantamento do Instituto Brasileiro  de Geografia e Estatística (IBGE) feito em 2019, metade dos brasileiros com mais de 18 anos possuem algum tipo de doença crônica. 

Mas o que são doenças crônicas?

Refere-se a condições que não são tratadas rapidamente e demoram um tempo para se resolver. Muitas delas não têm cura e precisam ser controladas por toda a vida. 

Há dois tipos de doenças crônicas: Transmissíveis e não transmissíveis. Ainda segundo o IBGE, mesmo as doenças crônicas não transmissíveis, são responsáveis por 70% das mortes no Brasil. 

Tratamentos

Tratar doenças crônicas não é tão simples, o caminho a se seguir vai depender da condição, do organismo da pessoa e até do nível em que a doença está. 

Alguns tratamentos também tendem a ter mais resultados que outros, dependendo de cada indivíduo. O que prolonga a demora para encontrar uma alternativa que dê resultado.

Sem contar a tolerância desenvolvida pelo organismo, que faz com que o tratamento precise ser trocado de tempos em tempos. 

Cannabis e doenças crônicas: Como funciona o tratamento?

Além das doenças neurológicas, a cannabis também tem sido uma opção cada vez mais frequente para pessoas com algum tipo de condição crônica. 

Uma solução mais natural, ela tem sido útil não apenas pela eficácia, mas também por causa dos poucos efeitos colaterais e até a tolerância do corpo. 

Isso porque ela trabalha no chamado Sistema Endocanabinoide, um sistema presente em várias partes do corpo. Ele auxilia a manter o equilíbrio de várias funções do organismo, como fome, humor, sono, sistema imunológico e nervoso.

Este sistema funciona assim: o próprio organismo produz os chamados canabinoides, substâncias que encontram receptores espalhados pelo corpo. Estes, por sua vez, restauram a homeostase, ou seja, regulam o que não está funcionando direito.

Canabinoides da cannabis

A cannabis também possui canabinoides, que podem influenciar o corpo da mesma forma. Por isso ela é tão útil para o tratamento de várias doenças diferentes.

Pelo fato do nosso organismo também produzir canabinoides, as substâncias que vêm de fora são absorvidas como se fossem nossas. Por isso, a cannabis também costuma não gerar tolerância.

Quais as doenças crônicas que a cannabis pode tratar?

Ainda segundo o levantamento do IBGE de 2019, há algumas doenças mais prevalentes no país. 

Por isso, listamos as mais frequentes e como a cannabis pode ser útil. 

1- Diabetes

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, 6,9% dos brasileiros convivem com o diagnóstico. Isso quer dizer mais de 13 milhões de indivíduos.

Pessoas que vivem com a condição, precisam mudar a vida totalmente. Seus hábitos, sua alimentação e por vezes, conviver com medicamentos.

O equilíbrio do açúcar no sangue também pode ser controlado. Os canabinoides atuam no metabolismo da glicose, participando da regulação do gasto de energia do corpo.

Um estudo sugere, por exemplo, que quando o sistema endocanabinoide está instável, isso pode influenciar as células de gorduras, implicando fatores como a obesidade.

Ele e outras dezenas de canabinoides da cannabis podem estimular respostas anti-inflamatórias e analgésicas. Isso pode ser útil para doenças como a diabetes.

A sua ação em um receptor chamado CB1, por exemplo, pode melhorar a resposta à glicose e também a sensibilidade à insulina.

2- Hipertensão

A hipertensão tem matado cerca de 10 milhões de pessoas no mundo. Segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), cerca de 30% dos brasileiros têm pressão alta, principalmente os idosos. 

Ela pode estar relacionada a cerca de 60% dos casos de Acidente Vascular Cerebral (AVC) e até 80% dos casos de infarto e não tem cura.

A identificação precoce pode ajudar a reduzir a mortalidade por doenças cardiovasculares. Contudo, a condição precisa ser controlada por meio de remédios e mudança de hábitos. 

E como a cannabis entra na história? Um estudo publicado na British Pharmacological Society em 2018, mostrou que o sistema endocanabinoide tem atuação no controle da pressão arterial. 

Outra descoberta realizada por pesquisadores da Universidade de Ben-Gurion do Negev (BGU) e seu afiliado Soroka University Medical Center, mostra que a cannabis pode reduzir a pressão arterial em adultos mais velhos

O estudo foi o primeiro a se concentrar no efeito da cannabis na pressão arterial, frequência cardíaca e parâmetros metabólicos em adultos com 60 anos ou mais com hipertensão. 

No estudo, os pesquisadores descobriram uma redução significativa nos valores da pressão arterial sistólica e diastólica em 24 horas, com o ponto mais baixo ocorrendo 3 horas depois de ingerir a cannabis oralmente, por extração de óleo ou fumo. 

Os pacientes apresentaram redução da pressão arterial durante o dia e a noite, com alterações mais significativas à noite.

3- Obesidade 

Isso pode soar um pouco contraditório, uma vez que a cannabos é famosa por produzir uma fome enorme. No entanto, as coisas não são bem assim.

Por si só a planta não engorda, pois a sua influência é apenas dentro da mente. Por mais que o indivíduo sinta fome, esse é um comportamento do cérebro e não uma necessidade do corpo.

Os canabinoides podem influenciar o controle do apetite, ingestão e o balanço energético. Sabendo disso, é possível usar estes canabinoides a nosso favor.

Um metabolismo mais acelerado pelo CBD, por exemplo, pode ajudar o corpo a queimar mais gorduras.

Mesmo o canabidiol ajudando a queimar as células de gordura de forma mais rápida, é importante lembrar que, apesar de ser uma importante aliada, a cannabis não faz todo o trabalho sozinha.

É preciso realizar exercícios físicos e ter uma dieta saudável. Estes hábitos, além de combater a obesidade, diminuem as chances do aparecimento de outras doenças crônicas. 

4- Asma

A asma é uma doença crônica que ainda não tem cura, o que existe são tratamentos que aliviam os sintomas. Pode parecer uma doença comum, mas a asma pode ser letal. Cerca de dois milhões de asmáticos vão parar no hospital por causa da doença todos os anos. 

Segundo o Ministério da Saúde, 15% da população do Brasil é asmática e seis pessoas morrem por dia em decorrência da doença. A única solução são tratamentos que incluem desde inalações, remédios e até uma vida saudável.

Um estudo publicado no British Journal of Pharmacology mostrou que a cannabis tem um efeito similar a alguns remédios para tratar asma. O CBD, por exemplo, é eficaz para crises. 

E a explicação é simples: a asma nada mais é que uma inflamação nas vias aéreas que dificulta a passagem de ar para o pulmão. O óleo de CBD aparece como um anti-inflamatório potente.

5- Câncer

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), a condição mata 7,6 milhões de pessoas no mundo a cada ano.

Não faz muito tempo que a planta começou a aparecer na vida de pessoas diagnosticadas com câncer. Em países onde ela é mais flexível, o seu uso para os efeitos da quimioterapia tem crescido.

Nos Estados Unidos, por exemplo, há até remédios específicos para amenizar os sintomas, com o Dronabinol e Nabilone, aprovados pela Food and Drug Administration (FDA). Uma espécie de Anvisa do país.

Há pesquisas que também indicam a ação dos canabinoides no controle das células cancerígenas.

Embora ainda precise de mais investigações, o assunto tomou grande repercussão nos Estados Unidos depois que o próprio Instituto Americano do Câncer admitiu que a planta pode matar as células cancerígenas, além de impedir o crescimento de novas células.

A posição veio depois de um estudo de dois anos em ratos com câncer, onde a princípio, foi percebido uma diminuição do tumor dos bichos.

Ela atua como um anti-inflamatório, bloqueando o crescimento das células além de prevenir o crescimento de vasos sanguíneos que alimentam o tumor. Também lutando contra os vírus e aliviando dores musculares.

Como obter a cannabis

Cannabis e doenças crônicas é um assunto em destaque, uma fez que a planta pode ser uma aliada para o tratamento de condições frequentes no Brasil, como Depressão, Alzheimer e Parkinson

Ela pode ser comprada através de importação ou até nas farmácias. O custo é a partir de R$ 99,00. 

Também é possível obter através do Sistema Único de Saúde (SUS) ou pelo plano de saúde, mas é necessário entrar com uma ação judicial. 

É importante ressaltar que qualquer produto feito com a cannabis precisa ser prescrito por um médico, que inclusive, poderá indicar qual o melhor tratamento para a sua condição.

Precisa de ajuda para acessar tratamentos com cannabis?

Disponibilizamos um atendimento especializado que poderá esclarecer todas as suas dúvidas, além de auxiliar desde a prescrição até a importação do produto com as melhores condições praticadas no país. Clique aqui, cadastre-se gratuitamente e comece o seu tratamento hoje mesmo.