Como o CBD pode ajudar a tratar cólicas menstruais

Published On: 12/07/20222.9 min read

A Cannabis tem sido usada para tratamento de várias condições de saúde, inclusive problemas do sistema reprodutor feminino, como endometriose, menopausa, ovários policísticos e, claro, para o tratamento da cólica. 

De acordo com um estudo realizado pelo Dr. Ethan Russo em 2002, há vários registros milenares de que a planta é usada para tratar a condição.

Há registros do uso da cannabis para o tratamento de cólicas há 3.000 anos a.C. na Mesopotâmia. De acordo com o arqueólogo britânico Reginald Campbell Thompson, a cannabis foi citada pelo menos 30 vezes para o tratamento de dores menstruais.

Parece que até a Rainha Vitória tomava doses mensais de cannabis para diminuir os desconfortos das cólicas.

Mas eram só as cólicas. No antigo Egito, a cannabis também já foi encontrada em pergaminhos de 2.000 anos a.C. como remédio. Parece que as egípcias utilizavam a planta para tratar a “tristeza e o mau humor”, o que sugere que fosse uma espécie de tratamento para TPM (Tensão Pré-Menstrual).

De onde vem as cólicas?

Antes de falarmos sobre cannabis, você sabe o motivo das cólicas?

A cólica menstrual é uma das principais queixas das pessoas que menstruam, afetando cerca de 60% dessa população em idade fértil. 

Provocada pela liberação de prostaglandina, ela contrai o útero para liberar a camada interna em forma de sangramento. 

Não há como prever a duração do desconforto, que pode permanecer por dias e se intensificar com a chegada da menstruação. 

No entanto, também conhecida como dismenorreia, a cólica é um dos sintomas naturais no período do ciclo menstrual desde o princípio da ovulação.

Cólica secundária

Mas ela deixa de ser normal quando além dos sintomas convencionais, como enjoo, dor de cabeça ou dor na lombar, surgem também outros sintomas, como pressão na bexiga, dores nas relações sexuais, sensação de peso uterino e sangramentos excessivos.

Para casos assim, é necessário fazer alguns exames para identificar se há alguma patologia. O ideal é procurar ajuda quando as cólicas passam apenas de um incômodo.

A cannabis para o alívio das cólicas menstruais

A cannabis possui canabinoides, substâncias que podem interagir com o organismo de forma natural. Isso porque o corpo também produz canabinoides, e as substâncias que vem da cannabis podem servir de reforço. 

Canabinoides como o Canabidiol (CBD), por exemplo, aliviam a dor pélvica, o que, consequentemente, diminui as cólicas. Isso porque a cannabis possui propriedades que regulam a inflamação no tecido uterino, reduzindo o incômodo. 

Atualmente, existem empresas focadas em tratamentos íntimos com cannabis, com cremes, supositórios e absorventes internos com Canabidiol ou até com Tetrahidrocanabinol (THC), conhecido por promover a “alta”.

Eles prometem alívio em 15 a 20 minutos direto no local da dor sem causar efeitos adversos. 

Procure um médico

No entanto, é importante lembrar que cada pessoa tem uma genética única, por isso, os canabinoides podem agir de formas diferentes. Por isso, é sempre importante consultar um médico antes de iniciar o tratamento. 

Caso não saiba como ter acesso, temos uma equipe especializada que pode te ajudar a encontrar o melhor caminho para usar a cannabis medicinal. Saiba mais e veja se a cannabis é uma opção de tratamento para você.