Fibromialgia: sintomas e como a cannabis medicinal pode ajudar

Published On: 06/07/20235.6 min read

A fibromialgia é uma síndrome caracterizada por dor generalizada e sensibilidade aumentada em diversas áreas do corpo, como se o cérebro interpretasse os sinais de dor de forma exagerada, levando a uma sensação constante de desconforto.

Para uma melhor clareza, imagine pequenos botões de “não toque” espalhados pelo corpo. Quando esses pontos são pressionados, a pessoa com essa condição pode ter uma experiência muito dolorosa.

Além da dor, a fibromialgia também pode causar fadiga (cansaço constante), problemas de sono, dificuldade de concentração e até mesmo alterações de humor.

Apesar de não haver uma cura definitiva para a fibromialgia, existem muitas estratégias de tratamento disponíveis para ajudar no alívio dos sintomas e melhorar a qualidade de vida, como o uso da cannabis medicinal.

Sintomas de fibromialgia

Os sintomas da fibromialgia podem variar de pessoa para pessoa, mas geralmente incluem:

  • Dor generalizada e dor muscular
  • Sensibilidade
  • Fadiga
  • Distúrbios do sono
  • Rigidez
  • Dificuldades cognitivas
  • Sintomas emocionais

Dor generalizada e dor muscular: é o principal sintoma da fibromialgia. Geralmente é descrita como uma dor constante, difusa e muitas vezes profunda, que afeta músculos, articulações e tecidos moles em várias partes do corpo.

Sensibilidade: é comum que pessoas com fibromialgia tenham uma sensibilidade aumentada ao toque, o que pode causar uma dor intensa.

Fadiga: é caracterizada pela sensação constante de cansaço, mesmo após períodos de repouso adequado, o que pode interferir nas atividades diárias.

Distúrbios do sono: muitas pessoas com fibromialgia têm dificuldades em dormir. Elas podem apresentar problemas para adormecer, acordar frequentemente durante a noite ou ter um sono não reparador, o que contribui para a fadiga durante o dia.

Rigidez: a rigidez muscular e articular pode acontecer logo após a pessoa acordar, podendo durar alguns minutos ou várias horas.

Dificuldades cognitivas: também chamada de névoa cerebral ou névoa fibro, pode incluir problemas de memória, dificuldade de concentração, confusão mental e dificuldade em encontrar as palavras certas.

Sintomas emocionais: são sintomas como ansiedade, depressão e alterações de humor.

Além desses sintomas principais, a fibromialgia pode estar associada a uma série de outros sinais, incluindo dores de cabeça, síndrome do intestino irritável, problemas de coordenação e sensibilidade a estímulos sensoriais, como luz, som e cheiros intensos.

O que causa fibromialgia?

A fibromialgia é uma condição complexa e multifatorial cuja causa exata ainda não é completamente compreendida. No entanto, estudos sugerem que a síndrome pode ser desencadeada por uma combinação de fatores genéticos, alterações na função do sistema nervoso central, desequilíbrios químicos no cérebro, inflamação, estresse emocional, trauma físico ou psicológico, além de outros elementos ambientais e hormonais. 

Esses fatores podem interagir e contribuir para a sensibilidade aumentada à dor, disfunção do processamento de estímulos e outros sintomas característicos da fibromialgia.

Quais os tratamentos

Embora não exista cura para a fibromialgia, existe uma série de tratamentos que visam aliviar os sintomas e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, como:

  • Medicamentos
  • Terapia física e exercícios
  • Terapia cognitivo-comportamental
  • Terapias complementares

Medicamentos: pode incluir analgésicos, como paracetamol ou anti-inflamatórios não esteroides, além de medicamentos específicos para a fibromialgia, como antidepressivos tricíclicos, inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS), relaxantes musculares e medicamentos que afetam os neurotransmissores.

Terapia física e exercícios: exercícios de alongamento, fortalecimento e condicionamento aeróbico de baixo impacto podem ajudar a melhorar a função muscular, reduzir a dor e aumentar a resistência física.

Terapia cognitivo-comportamental: irá auxiliar o paciente no processo de lidar com os sintomas emocionais e cognitivos da fibromialgia, ajudando a desenvolver habilidades de enfrentamento, reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, fazer a manutenção do sono e melhorar a qualidade de vida.

Terapias complementares: é possível encontrar alívio por meio de terapias complementares, como acupuntura, massagem terapêutica, ioga, tai chi, técnicas de relaxamento e terapia de calor ou frio.

Cannabis Medicinal para tratar fibromialgia

Devido às suas propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, a cannabis medicinal tem sido cada vez mais utilizada nos consultórios médicos como uma opção de tratamento para a fibromialgia.

Estudos sugerem que os canabinoides presentes na cannabis podem ajudar a reduzir a percepção da dor, além de ajudar na redução da inflamação e da insônia, uma vez que certas cepas de cannabis podem ajudar a induzir o sono e melhorar a qualidade do descanso.

Além disso, certos canabinoides, como o canabidiol (CBD), têm propriedades ansiolíticas e antidepressivas, que podem ajudar a reduzir os sintomas emocionais associados à fibromialgia, como ansiedade, o estresse e a depressão.

Uma pesquisa realizada em 2014 pela National Pain Foundation revelou que cerca de 30% dos mais de 1.300 pacientes entrevistados relataram utilizar cannabis medicinal como recurso terapêutico.

Dos mais de 390 participantes da pesquisa que utilizaram cannabis, os resultados em comparação com produtos farmacêuticos tradicionais foram os seguintes: 62% consideraram a cannabis “muito eficaz” no tratamento dos seus sintomas, 33% afirmaram que a cannabis “ajudou um pouco” e 5% relataram que não obteve nenhum benefício.

Em contrapartida, os resultados dos medicamentos tradicionais foram os seguintes: entre 8% e 10% classificaram os medicamentos tradicionais como “muito eficazes”, enquanto entre 60% e 68% afirmaram que esses medicamentos “não ajudaram em nada”.

Canabinoides para controle da dor

O uso da cannabis medicinal no tratamento da fibromialgia deve ser feito com supervisão médica adequada. A dosagem, a forma de administração e a composição da cannabis devem ser cuidadosamente avaliadas para atender às necessidades individuais de cada paciente.

Pensando em formar profissionais cada vez mais aptos a ajudar seus pacientes no consultório, a Dr. Cannabis oferece o curso Cannabis Medicinal do Zero: Dor, com conteúdos que abrangem desde o Sistema Endocanabinoide até o uso de canabinoides para casos de artrite reumatoide, osteoartrose, fibromialgia e outras dores nociplásticas.

Quer saber mais sobre como levar mais qualidade de vida aos seus pacientes? Inscreva-se agora

Mas se você é paciente e deseja iniciar seu tratamento com a cannabis medicinal e não sabe pode começar, o nosso marketplace está aqui para te auxiliar em todo o processo. Conheça a Cannect e agende já a sua consulta!

Referências

Manual MSD

Manual MSD – Versão para Profissionais de Saúde

NIH – National Institute of Arthritis and Musculoskeletal and Skin Diseases

Cannalize – Fibromialgia e Cannabis: tratamento, benefícios e estudos

National Pain Foundation. Marijuana rated most effective for treating fibromyalgia, 2014. www.thenationalpainfoundation.org/pain-news.php