Telemedicina e Cannabis: Clínica Gravital inicia telemedicina através da Dr. Cannabis

Published On: 17/04/20205.8 min read

Desde o dia 31/03 pacientes de todo o Brasil já podem ser atendidos à distância por médicos prescritores através da Dr. Cannabis. A medida foi tomada com o objetivo de contribuir com o combate ao COVID-19 e respaldada pela decisão do CFM e do Ministério da Saúde que regularam a prática em tempos de pandemia.

Uma das clínicas que já realiza consultas online na Dr. Cannabis é a Clínica Gravital, localizada fisicamente no Rio de Janeiro e agora atendendo todo o país pelo Telemed da Dr. Cannabis. A Gravital é especializada em terapia canabinoide e fornece a seus pacientes a oportunidade de tratamento com produtos à base de cannabis para as mais diversas condições clínicas. Você pode agendamento?utm_source=drcannabis&utm_medium=textoancora&utm_campaign=agendamento” target=”_blank”>agendar uma consulta online agora mesmo, basta se cadastrar ou acessar o seu perfil.

Conversamos com Joaquim Castro, sócio fundador da Gravital. Ele nos contou sobre o trabalho exercido na clínica, a equipe de médicos, as ações de combate ao COVID-19 e sobre como os atendimentos médicos à distância tem sido benéficos para o cuidado à saúde dos pacientes. Acompanhe abaixo:

1- Como surgiu a clínica Gravital?

A Gravital surgiu em Setembro de 2018 quando identificamos que o Brasil já estava pronto – após seguidas regulamentações da ANVISA – para ter uma clínica focada em medicina canabinoide. A clínica abriu as portas em Novembro de 2019 e possui médicos treinados no assunto.
Já existiam no Brasil médicos com grande atuação no segmento em seus consultórios, mas ainda não havia uma equipe reunida para se dedicar 100% à prática da medicina à base de cannabis. O nome Gravital, aliás, tem a ver com o equilíbrio gravitacional. Assim como há o equilíbrio de planetas ao redor do sol, tratamos do equilíbrio dos diversos sistemas dentro do corpo humano que a cannabis proporciona, homeostase. Por isso a Gravital veio para mostrar os benefícios da cannabis na obtenção do bem-estar e do equilíbrio.

2- De que forma você acredita que a cannabis medicinal pode impactar a vida dos brasileiros?

A cannabis medicinal já está presente na vida dos brasileiros. Temos evidências abundantes de famílias que se beneficiam enormemente dela para cuidar de filhos,especialmente doenças raras e autismo, e pais, com Alzheimer, Parkinson e doenças degenerativas. Em algum momento de 2020/2021 os produtos estarão disponíveis em farmácias de todo o Brasil. Estamos na infância da utilização da cannabis medicinal. E quando digo isso, me refiro ao mundo moderno, visto que na história ela já era usada há séculos. O cientista brasileiro Sidarta Ribeiro diz que ela terá efeito na saúde equivalente ao da descoberta dos antibióticos no início do século passado. Somente com pesquisa, quebra de preconceitos e fim de estigmas conseguiremos concluir se ele está certo. E a nossa clínica veio para ajudar nesse sentido também.

3- Por que uma clínica canábica?

A Gravital é uma maneira de estarmos frente-a-frente com aqueles que mais precisam da cannabis e podem se beneficiar dela: os pacientes. O cultivo e extração no Brasil ainda são proibidos. A fabricação de produtos com matéria prima importada é algo que alguns grupos já começaram a planejar. Entendemos que há uma sinergia entre os que produzem e aqueles que estarão em contato direto com os pacientes. Fazer pesquisas sobre o assunto infelizmente ainda é desafiador no Brasil. Entendemos que estamos flutuando entre os produtores, os pacientes, os pesquisadores.

4- Em tempos de quarentena, o que você vê de mais positivo em possibilitar o atendimento médico à distância?

Nossa iniciativa de tele atendimento está diretamente ligada ao COVID-19. Nós apoiamos a decisão do centro médico, dentro do qual opera a nossa clínica, de limitar o fluxo de pessoas para evitar proliferação do vírus. Por outro lado sempre recebemos inúmeros pedidos de atendimento online e que não pudemos atender por ser uma clínica de atendimento presencial. Agora já atendemos clientes do Ceará, de Minas Gerais e outras regiões. Os exames anteriores desses pacientes podem ser enviados por e-mail, quando for o caso. Nossos médicos estão treinados para fazer as perguntas relevantes de acordo com o quadro clínico de cada paciente. Seja presencial ou online. Nos alegra estar disponíveis para que os pacientes não precisem esperar um tempo indeterminado até que iniciem sua busca de qualidade de vida por meio da cannabis.

5- Conte um pouco sobre sua equipe.

Toda nossa equipe é entusiasta da medicina canábica. São apaixonados. Estudiosos do assunto. Exigimos uma certificação internacional emitida por um parceiro da Gravital, a Green Flower, para que o médico possa integrar nossa equipe.
Os médicos especializados em terapia canabinoide da Gravital já estão realizando atendimento online e você pode encontrá-los na Dr. Cannabis. Basta acessar o seu perfil em drcannabis.com.br para agendamento?utm_source=drcannabis&utm_medium=textoancora&utm_campaign=agendamento” target=”_blank”>agendar uma consulta.

Conheça abaixo os profissionais da Clínica Gravital que fazem atendimento remoto:

Dr. Pietro Vanni

Dr. Pietro Vanni é psiquiatra com residência médica na UFRJ/IPUB. No mesmo ano de sua conclusão, iniciou estudos e aplicação prática da medicina canabinóide. Desde novembro de 2019, exerce a função de diretor técnico da Clínica Gravital, com Certificado Internacional de Formação em Medicina Canábica. Entre os casos mais frequentes, atende pacientes com ansiedade, fibromialgia e doenças neurodegenerativas.

Quer agendamento?utm_source=drcannabis&utm_medium=textoancora&utm_campaign=agendamento” target=”_blank”>agendar uma consulta com o Dr Pietro Vanni? Clique aqui!

Dra. Thaís Perlingeiro

Dra. Thaís Perlingeiro é endocrinologista com Mestrado na Universidade do Porto (Portugal) e também possui curso avançado em biorressonância e Metabologia e Fisiologia Hormonal. Certificada no Instituto de investigação e tratamento de autoimunidade com Professor Cicero Gali Coimbra (Protocolo Coimbra), tem formação em medicina Integrativa e nutrição Ortomolecular e Certificado Internacional de Formação em Medicina Canábica. Desde a inauguração da clínica Gravital, atende pacientes com dores crônicas e doenças degenerativas.

Quer agendamento?utm_source=drcannabis&utm_medium=textoancora&utm_campaign=agendamento” target=”_blank”>agendar uma consulta com a Dra Thais Perlingeiro? Clique aqui!

6- Quais são as suas expectativas para este período de quarentena? Caso haja legislação permanente no futuro, acredita que os atendimentos online poderão continuar?

Como todo setor estamos apreensivos com a situação dessa pandemia. Todos têm familiares que compõem grupos de risco. A verdade é que é uma incógnita o que acontecerá com a economia, as relações interpessoais, os traumas, depressões, após o fim da quarentena. A cannabis poderá ser uma aliada para ajudar as pessoas que sofrerão dessas patologias ao fim da crise. Sem dúvida manteremos o atendimento virtual para todo o Brasil.