THC é tóxico ou psicoativo?

Published On: 10/01/20202 min read

 

Efeito tóxico e efeito psicoativo: qual é a diferença? Este é o assunto da conversa de hoje entre a CEO da Dr. Cannabis, Viviane Sedola, e a médica brasileira pioneira em terapia canabinoide, Dra Paula Dall Stella, que você pode assistir completa abaixo.

Nós não temos receptores canabinoides no tronco encefálico, o que explica a pouca letalidade nula verificada na cannabis. Ou seja, não é correto afirmar que os fitocanabinoides são tóxicos.

O THC pode causar efeitos intoxicantes, que são os efeitos colaterais indesejados da substância. Eles estão diretamente relacionados à dose. Isso significa que doses mais altas abrem uma janela maior para que os pacientes apresentem efeitos colaterais característicos do THC, como taquicardia, hipotensão postural, sensação de paranoia, de medo e de estar sendo perseguido, bem como angústia e ansiedade.

Mas e quanto ao efeito psicoativo? Bem, o THC pode alterar a percepção da realidade dos pacientes. É capaz, inclusive, de expandi-la. Este é um efeito colateral que os pacientes costumam considerar positivo.

É perfeitamente possível utilizar o THC a favor do tratamento de doenças crônicas desde que o médico conheça a substância, seus efeitos e contraindicações.

Se quiser saber quando prescrever o THC, temos matéria à respeito aqui no blog.

Temos mais informação para você!

Quer saber mais sobre a terapêutica canábica? Acesse o nosso blog
Quer ler artigos científicos? Acesse este link
Quer contribuir com artigos científicos? Escreva para [email protected]
Seja um médico prescritor. Cadastre-se!

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com cannabis medicinal. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.