Como definir a dosagem de Cannabis? Entenda como se dá a posologia

Published On: 11/03/20213 min read

Definir a dosagem dos medicamentos à base de Cannabis exige acompanhamento médico e atenção de pacientes e responsáveis. Isso porque a dosagem está diretamente ligada à eficácia do tratamento e cada organismo age de uma maneira diante da substância. Cada sistema endocanabinoide é único e, por isso, exige tratamento personalizado. Então, como definir a dosagem de Cannabis?

A dúvida sobre como definir a dosagem não é apenas de quem pretende se tratar com Cannabis, como também médicos que ainda não prescrevem, mas querem passar a oferecer a terapia canábica a seus pacientes. A preocupação vai desde como começar até onde ir com a dosagem.

Porém, logo de cara, é importante salientar que a Cannabis é uma substância potencialmente segura, mas com efeitos colaterais que precisam ser considerados e certas restrições específicas que os médicos precisam ter conhecimento antes de definir a dosagem.

A recomendação é que o uso terapêutico da Cannabis deve ser iniciado com baixa dosagem.

Ainda não existe uma gama de estudos que realmente colabore com a elucidação sobre como definir a dosagem de Cannabis. Porém, diante da seguridade da planta, é possível atingir a dose terapêutica com facilidade se começar com a dosagem baixa.

A partir desse ponto, o médico passa a acompanhar como o paciente interage com o medicamento e vai regulando a posologia conforme os efeitos observados durante o tratamento.

Dosagem de Cannabis padronizada

É comum também a dúvida sobre uma possível dose padronizada no tratamento de doenças específicas, como doenças crônicas e epilepsia.

De acordo com a dra. Paula Dall’Stella, existe na literatura médica estudos que sugerem como definir a dosagem de Cannabis específica para o tratamento de epilepsia e sintomas de transtorno do espectro do autismo.

“Para estas doenças e, principalmente, para a epilepsia refratária, preconiza-se iniciar com uma dosagem baixa. Em torno de 0,5 miligramas por quilograma de peso/dia. Esta dosagem pode chegar a até 50 miligramas por quilograma de peso/dia”, explica Dall’Stella.

A médica ressalta que é importante salientar que poucos pacientes necessitam da dose máxima, mas que pode acontecer do médico precisar definir a dosagem de Cannabis alta para atender a necessidade de tratamento de determinada doença.

O tratamento com cannabis pode ser para você!

Para saber se o tratamento com cannabis é o ideal para a sua condição ou de algum conhecido ou familiar, cadastre-se gratuitamente na plataforma! Consulte um médico prescritor e conte com todo o apoio da Dr Cannabis para ter acesso legal a medicamentos à base de cannabis. Caso já tenha cadastro, encontre um médico prescritor ao acessar o seu perfil.

Temos mais informação para você!

Quer saber mais sobre a terapêutica canábica? Acesse o nosso blog
Quer ler artigos científicos? Acesse este link
Quer contribuir com artigos científicos? Escreva para [email protected]
Seja um médico prescritor. Cadastre-se!

É um médico e tem interesse na terapêutica canábica?

Há milhares de pessoas em busca de médicos prescritores. Nós também podemos ajudar com informações sobre o tratamento com a Cannabis medicinal e como definir a dosagem. Junte-se a nós pela qualidade de vida de milhares de pacientes, faça seu cadastro como médico gratuitamente ou acesse o seu perfil.

Leia mais

Cannabis no tratamento de doenças raras; veja benefícios

Seis formas de usar Cannabis; conheça alternativas