É possível tratar diabetes com cannabis medicinal?

Published On: 01/11/20223.4 min read

Pessoas que vivem com diabetes precisam mudar a sua vida totalmente. Readequar os seus hábitos, sua alimentação e às vezes até conviver com medicamentos.

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, são mais de 13 milhões de brasileiros com o diagnóstico, cerca de 6,9%da população. 

Ao contrário do que muitos pensam, uma pessoa com esta condição ainda pode levar uma vida normal e ativa. E a cannabis pode ajudar nisso. Entenda: 

Cannabis como alternativa

As substâncias da cannabis podem influenciar a resposta sobre a glicose e a sensibilidade sobre a insulina. 

Sem contar que a planta ainda possui propriedades alangésicas e anti-inflamatórias, essenciais para o tratamento de diabetes.

Como funciona

A atuação da cannabis está relacionada ao Sistema Endocanabinoide, que influencia várias áreas do nosso organismo, como sistema imunológico, sistema nervoso, fome, sono, humor e por aí vai.

Este sistema ajuda a regular as atividades para trazer a homeostase, ou seja, o equilíbrio do organismo.

Quando algo não vai bem, este sistema manda os canabinoides, produzidos pelo próprio organismo, que através de receptores, ajudam a restaurar as funções à nível celular.

Influência da glicose no Sistema Endocanabinoide

O equilíbrio do açúcar no sangue, por exemplo,  também pode ser controlado. Os canabinoides atuam no metabolismo da glicose, participando da regulação do gasto de energia do corpo.

Um estudo sugere, por exemplo, que quando o sistema endocanabinoide está instável, isso pode influenciar as células de gorduras, implicando fatores como a obesidade.

Cannabis também possui canabinoides

 A cannabis também possui canabinoides. Quando utilizamos a planta, seja em forma de óleo, cápsulas e até fumada, ingerimos essas moléculas que, no nosso organismo, podem fazer um trabalho semelhante aos nossos, como uma espécie de suplementação.

O famoso CBD (canabidiol), por exemplo, é um canabinoide.

Ele e outras centenas de canabinoides da cannabis podem estimular respostas anti-inflamatórias e analgésicas. Isso pode ser útil para doenças como a diabetes.

Benefícios

A sua ação em um receptor chamado CB1, por exemplo, pode melhorar a resposta à glicose e também a sensibilidade à insulina.

Os canabinoides são responsáveis também pela redução da destruição das células beta. Àquele problema relacionado ao diabetes do tipo 1.

Os danos causados no fígado também podem ser reduzidos com a administração da cannabis.

Estudos sobre cannabis para o tratamento de diabetes

Se não estiver totalmente convencido, separamos alguns estudos que podem te orientar melhor. Embora o número de pesquisas até hoje ainda não seja suficiente.

Mas vamos falar sobre o que temos até agora.

Uma pesquisa realizada em 2006 publicada no Jorurnal of Pain, por exemplo, mostrou que o canabidiol reduziu significativamente as citocinas pró-inflamatórias. Além de diminuir a incidência de diabetes em camundongos.

Não satisfeitos, os mesmos pesquisadores fizeram outro estudo dois anos depois em roedores com um diagnóstico pré-diabético.

Mais uma vez o canabinoide da cannabis se mostrou eficaz no controle da condição. Apenas 30% dos camundongos desenvolveram diabetes.

 Em 2013, um estudo feito no Reino Unido usou as propriedades deste canabinoide específico para o tratamento do diabetes.

Além de reduzir as chances do desenvolvimento da condição em roedores obesos, o THC também reduziu a intolerância à glicose, o que provocou uma sensibilidade maior à insulina.

Outra pesquisa observacional publicada no The American Journal of Medicine, analisou pessoas que utilizaram a cannabis nos últimos 30 dias.

A conclusão foi que o nível de insulina estava menor no período do jejum. Percebeu-se também uma menor resistência ao hormônio.

Comece um tratamento com a cannabis

Caso não saiba como ter acesso, temos uma equipe especializada que pode te ajudar a encontrar o melhor caminho para usar a cannabis medicinal. Saiba mais e descubra se a cannabis é uma opção de tratamento para o seu paciente.