Medicina Canabinoide: efeitos terapêuticos e benefícios da cannabis

Published On: 25/07/20236.1 min read

Nos últimos anos, temos testemunhado uma revolução na área da medicina que está ganhando cada vez mais destaque nos cenários nacional e internacional: a Medicina Canabinoide. 

Embora as propriedades medicinais da planta Cannabis sativa tenham sido objeto de estudo e debate há décadas, apenas recentemente pesquisas científicas sólidas começaram a desvendar o verdadeiro potencial terapêutico dos seus compostos, os chamados canabinoides. 

Desde a mediação dos efeitos terapêuticos dos canabinoides feita pelo Sistema Endocanabinoide e muito além de apenas um complemento à medicina tradicional, a Medicina Canabinoide representa uma inovação na abordagem médica em várias áreas, incentivando médicos e pesquisadores a abraçarem essa nova frente terapêutica, em busca de protocolos de tratamento mais seguros e eficazes para uma ampla variedade de condições médicas.

O que é e como funciona o Sistema Endocanabinoide?

O Sistema Endocanabinoide é um intrincado e complexo sistema biológico presente em praticamente todos os mamíferos, incluindo os seres humanos. Esse achado surpreendente veio à tona na década de 1990, quando pesquisadores buscavam compreender melhor os efeitos da Cannabis sativa no corpo humano.

Ele contempla três principais componentes: os endocanabinoides, os receptores canabinoides e as enzimas responsáveis por sua síntese e degradação. 

Os endocanabinoides são substâncias químicas produzidas naturalmente pelo próprio organismo e são semelhantes aos compostos encontrados na cannabis, como o THC e o CBD. Os receptores canabinoides, por sua vez, estão espalhados por todo o corpo e são encontrados em maior quantidade no cérebro e no sistema nervoso central. 

O Sistema Endocanabinoide é fundamental para a regulação de diversas funções fisiológicas, atuando como um “sistema de equilíbrio” do organismo e auxiliando na manutenção da homeostase. 

Já os endocanabinoides interagem com os receptores canabinoides, modulando a atividade neuronal e afetando processos como a percepção da dor, o controle do apetite, o humor, a memória, o sono, a resposta imunológica e a regulação do estresse, entre outros. 

Ainda há muito a ser explorado e compreendido sobre o Sistema Endocanabinoide, mas sua descoberta já representa um marco na história da ciência e da medicina, fornecendo uma base sólida para a evolução da Medicina Canabinoide e suas aplicações clínicas futuras.

Efeitos terapêuticos e doenças contempladas pela Cannabis Medicinal

Um dos efeitos terapêuticos mais estudados da cannabis medicinal é seu potencial analgésico e anti-inflamatório. Pacientes que sofrem de dores crônicas, como artrite, fibromialgia e neuropatia, relataram alívio significativo ao utilizar produtos à base de cannabis, principalmente aqueles com altos teores de CBD. 

O THC, o principal componente psicoativo da planta, demonstrou propriedades analgésicas e anti-inflamatórias, tornando-se uma alternativa atraente para pacientes que buscam reduzir o uso de analgésicos tradicionais, que muitas vezes apresentam efeitos colaterais graves.

A planta também tem mostrado resultados promissores no combate a doenças neurológicas, como a esclerose múltipla e a epilepsia, reduzindo a frequência e a intensidade de convulsões.

Outro campo em que o uso medicinal da cannabis tem demonstrado efeitos benéficos é na área da saúde mental, podendo auxiliar na redução da ansiedade e a depressão, e promovendo equilíbrio emocional e melhora na qualidade de vida de pacientes afetados por essas condições. 

A cannabis medicinal também tem mostrado resultados positivos no tratamento de distúrbios do sono, como a insônia. O CBD, em particular, tem se destacado como uma opção promissora para regular os padrões de sono e promover um descanso mais reparador.

Estudos ainda indicam que os canabinoides podem ter propriedades neuroprotetoras, o que pode ser relevante no tratamento de transtornos neurodegenerativos, como o Alzheimer.

Além disso, pessoas em tratamento de câncer podem encontrar na cannabis um aliado contra a dor associada à doença e aos efeitos colaterais da quimioterapia.  

São justamente tais evidências em torno dos efeitos terapêuticos dos canabinoides que vem abrindo portas para um novo horizonte onde a cannabis e a medicina tradicional atuam em comunhão.

Os benefícios da Medicina Canabinoide em relação à Medicina Tradicional

Enquanto a medicina convencional continua sendo fundamental na promoção da saúde e tratamento de doenças, a Medicina Canabinoide oferece uma visão inovadora para o cuidado com o paciente. Uma das principais vantagens é a origem natural dos compostos canabinoides, presentes na planta Cannabis sativa

O uso de extratos de cannabis, como o CBD (canabidiol) e o THC (tetrahidrocanabinol), tem se mostrado eficaz no alívio de sintomas e no tratamento de condições que muitas vezes desafiam a medicina tradicional.

A cannabis medicinal também tem mostrado efeitos positivos no alívio de dores crônicas e no tratamento de doenças neurológicas, como a esclerose múltipla e a epilepsia, proporcionando uma alternativa a pacientes que não encontraram respostas satisfatórias na medicina convencional.

Outro aspecto notável dos benefícios da Medicina Canabinoide é a redução de efeitos colaterais graves associados a alguns medicamentos tradicionais, como os opioides e os anti-inflamatórios não-esteroidais.

Em muitos casos, pacientes que enfrentam tratamentos intensivos de quimioterapia ou que sofrem com efeitos adversos de analgésicos encontram alívio com o uso de cannabis medicinal, minimizando náuseas, vômitos e outras reações indesejadas.

Além disso, o CBD, um dos principais componentes não psicoativos da cannabis, tem se destacado por sua capacidade de reduzir a ansiedade e o estresse, tornando-se uma opção atraente para pacientes que buscam alternativas mais suaves aos ansiolíticos tradicionais.

À medida que a ciência avança e mais dados são coletados, é possível que o uso medicinal da cannabis e se consolide ainda mais como uma alternativa valiosa e complementar à medicina tradicional, oferecendo mais qualidade de vida para milhões de pacientes ao redor do mundo e novas possibilidades de carreira para os profissionais de saúde.

Saúde e Cannabis: uma oportunidade de carreira 

Conforme a utilização da cannabis medicinal se consolida como uma opção terapêutica, optar por se especializar nesse campo pode ser uma decisão estratégica para profissionais de saúde e pesquisadores que desejam se destacar no mercado.

Ao se especializar, os profissionais têm a oportunidade de atuar em diversas áreas relacionadas à Medicina Canabinoide, tais como a prescrição e supervisão de seu uso terapêutico, pesquisa científica, produção de medicamentos baseados na planta, consultoria para pacientes e educação em saúde.

Adicionalmente, ao passo que o debate e a regulamentação sobre a cannabis avançam no país, é possível antever a criação de vagas de trabalho específicas para especialistas em cannabis medicinal. Esses postos de trabalho podem incluir, por exemplo, a função de coordenadores de programas de saúde que envolvam o uso terapêutico da planta.

Pensando neste cenário iminente, a Dr. Cannabis desenvolveu os cursos Cannabis Medicinal do Zero: Ciclo Básico e Cannabis Medicinal do Zero: Dor, voltado para médicos e odontologistas, além de treinamento para psicólogos e enfermeiros. Conheça todas as nossas trilhas de aprendizagem e inscreva-se já!