O papel dos profissionais de Direito no mercado de cannabis medicinal

Published On: 24/08/20234.9 min read

Para pacientes em busca de tratamento com a cannabis medicinal, ou para um profissional de saúde que quer começar a prescrever canabinoides, por exemplo, a complexidade das leis e regulamentos no âmbito de Direito pode ser intimidante. 

Enquanto as leis continuam a evoluir, a advocacia permanece na vanguarda dessa transformação. Seja auxiliando na redação de regulamentações detalhadas, defendendo pacientes em tribunais ou educando a sociedade sobre os aspectos legais da cannabis medicinal, esses especialistas estão moldando o futuro do setor. 

A medida em que mais países adotam abordagens progressistas, é evidente que a influência do Direito é um catalisador essencial para garantir um acesso seguro e informado à cannabis medicinal em todo o mundo.

Perspectivas da regulamentação da cannabis no Brasil

A trajetória das leis e regulamentos relacionados à cannabis medicinal é uma jornada marcada por mudanças significativas em diversos países ao redor do mundo.

No Brasil, pode-se resumir o início da proibição em decorrência de compromissos internacionais, quando o país passou a aderir, em 1912, à Convenção Internacional do Ópio, que em 1932 editou seu decreto na qual passou a proibir várias substâncias, entre elas a cannabis.

O assunto ganharia mais força novamente apenas em abril de 2014, quando os pais de Anny Fischer obtiveram através da Justiça a autorização para importar medicamento elaborado a partir da cannabis.

Impulsionada pelo ativismo de pacientes, pressão social e pela crescente demanda vinda de decisões judiciais, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tomou medidas para abordar a questão. Inicialmente, isso envolveu a reclassificação do canabidiol (CBD) de uma substância “proscrita” para “prescrita”. Porém, posteriormente, a agência estabeleceu um sistema simplificado para autorizações excepcionais de importação, que está em vigor desde 2015.

Desde então, a Anvisa vem implementando uma série de regulamentos que permitem o acesso controlado e seguro à cannabis medicinal no país, entre elas as populares RDC 327/2019 e a RDC 660/2022.

Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 327/2019: Essa resolução estabeleceu os requisitos para a importação e comercialização de produtos à base de cannabis para uso medicinal, mediante prescrição médica. A RDC 327/2019 permitiu a importação desses produtos, desde que atendessem aos critérios definidos pela Anvisa.

Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) 660/2022: Essa resolução define os critérios e os procedimentos para a importação de produtos derivados de Cannabis, por pessoa física, para uso próprio, mediante prescrição de profissional legalmente habilitado, para tratamento de saúde.

Ao longo de tais processos, o trabalho dos profissionais de Direito contribuiu substancialmente para a mudança de paradigma em relação à cannabis medicinal, cujas ações não apenas influenciaram a regulamentação direta do acesso à planta, mas também afetaram positivamente a percepção pública e a aceitação da terapia. 

Papel dos advogados na orientação de pacientes, médicos e empresas do setor canábico

Em um cenário onde a demanda por produtos à base de cannabis vem crescendo significativamente, os advogados emergem cada vez mais como figuras-chave, desempenhando um papel fundamental na orientação de pacientes, médicos e empresas envolvidas no setor da cannabis medicinal

No contexto do auxílio ao paciente, os advogados especializados na área têm o papel de fornecer esclarecimentos sobre como obter legalmente o acesso ao tratamento com os canabinoides, orientando sobre documentação, autorizações e direitos associados. Isso alivia a ansiedade dos pacientes e assegura que eles possam seguir todos os procedimentos segundo a legislação vigente. 

Já para os profissionais de saúde, os advogados podem auxiliá-los na compreensão das implicações legais e éticas da prescrição de cannabis como tratamento. Assim, eles garantem que as prescrições estejam em conformidade com as regulamentações, reduzindo riscos legais e garantindo a segurança dos pacientes.

Para empresas, a relação entre advogados e empreendedores é ainda mais imprescindível. São os profissionais de Direito que podem assessorar as empresas na navegação por um ambiente regulatório em constante mudança, ajudando-as a garantir a conformidade com as leis de distribuição e comercialização, oferecendo orientação estratégica para minimizar riscos legais e promover o crescimento sustentável do negócio.

Além da orientação individualizada, os advogados também desempenham um papel maior na defesa dos direitos dos pacientes e na promoção de mudanças sociais. Eles podem impulsionar ações legais coletivas para ampliar o acesso à cannabis medicinal, bem como contribuir para a reforma das políticas de drogas, visando um tratamento mais humano e informado. 

Desafios jurídicos no acesso à cannabis medicinal

A legislação referente à cannabis medicinal ainda é incipiente e frequentemente vaga no Brasil, o que muitas vezes resulta em um ambiente regulatório confuso. 

Por sua vez, a burocracia excessiva para a obtenção de autorizações e a limitação das condições médicas elegíveis são alguns dos principais obstáculos enfrentados pelos pacientes. 

Em uma escala global a situação não é diferente. Diferentes países adotaram abordagens distintas à cannabis medicinal, variando desde a legalização total até restrições rigorosas. 

São justamente tais disparidades de regulamentações que acabam criando dificuldades para a pesquisa, produção e distribuição de produtos à base de cannabis. Contudo, embora o cenário seja desafiador, as possibilidades de transformação são promissoras. 

Pensando nessa conjuntura, a Dr. Cannabis oferece, para advogados e estudantes de direito, o curso Direito Canábico, com objetivo de fornecer informações atualizadas sobre a situação da planta no Brasil, bem como tópicos relacionados a jurisprudência da cannabis, aspectos regulatórios e legislações, e muito mais. Quer saber mais? Conheça a página no nosso site e inscreva-se agora!