O que esperar do mercado de cannabis nos próximos anos

Published On: 04/07/20233.8 min read

À medida que as barreiras legais e sociais em relação à cannabis medicinal se flexibilizam cada vez mais em várias jurisdições, uma nova era de pesquisa e descoberta sobre os benefícios medicinais da planta está se desdobrando. 

Desde avanços na genética das plantas até técnicas de extração e formulações de produtos mais sofisticadas, a indústria está em constante evolução, criando um cenário emocionante para investidores, empreendedores e pesquisadores.

Tais movimentações vêm impulsionando o crescimento do mercado e abrindo portas para um setor que promete transformar não apenas a indústria farmacêutica, como os âmbitos da tecnologia, turismo, comunicação, direito, empreendedorismo, e diversos outros.

Nesta matéria, vamos explorar o futuro do mercado de cannabis e examinar as tendências, as perspectivas e as oportunidades emergentes que estão moldando essa indústria de maneira exponencial.

Tendências de mercado

Embora a indústria de cannabis esteja em constante atualização, algumas tendências de mercado já estão impulsionando sua rápida expansão, enquanto outras prometem fomentar ainda mais os negócios canábicos

Além das flores: segmentação e variedade de produtos 

Ainda que as flores continuem sendo uma das principais forças do mercado, outros produtos – como comestíveis e tópicos – e terpenos, vêm ganhando cada vez mais espaço conforme os clientes regulares se informam mais sobre os canabinoides secundários. 

Com essas categorias de produtos, espera-se um impulso contínuo para a inovação e diversidade nas ofertas de produtos de cannabis, adaptados às preferências de uma base de consumidores em rápida evolução.

Mais tecnologia operacional

Com o aumento da demanda por tecnologia avançada na produção de cannabis, técnicas cada vez mais expandidas deverão surgir para ajudar produtores e empreendedores a otimizar seus recursos e facilitar toda a cadeia de produção.

Apesar de certos conceitos tecnológicos, como a direção de cultivo, não serem novidade no mercado de cannabis (ou na indústria agrícola em geral), é possível observar avanços constantes a cada ano.

Os aplicativos de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning), por exemplo, possibilitam que equipes rastreie plantas, produtos acabados e processos de fabricação, bem como preveem o rendimento da safra e monitoram constantemente o aprimoramento de produtos, processos e desempenho.

Foco ambiental  

Conforme a conscientização global sobre a redução das emissões de carbono aumenta, o setor de cannabis enfrenta uma pressão crescente para abordar as questões relacionadas à demanda excessiva na rede elétrica, ao desperdício de produtos e às ineficiências energéticas. 

Com a presença de processos de cultivo que exigem muita mão de obra e operações de negócios que consomem muitos recursos, a indústria da cannabis está se direcionando para práticas sustentáveis e ecologicamente responsáveis.

Ao avançar em direção a um futuro mais sustentável, as empresas se depararão com desafios que envolvem a redução de suas pegadas de carbono, a implementação de programas de reciclagem para produtos à base de plástico, e o aprimoramento das práticas de cultivo para diminuir as emissões de forma geral.

Turismo canábico

O turismo relacionado à cannabis está crescendo rapidamente como uma opção destacada no setor de viagens sustentáveis, atraindo não exclusivamente aventureiros, mas também entusiastas da planta.

Com uma indústria avaliada em 17 bilhões de dólares, segundo a Forbes, a experiência consiste em oferecer um panorama menos estigmatizado sobre a indústria de cannabis, propiciando visitas a plantações e dispensários, passeios imersivos e itinerários de fim de semana com curadoria especializada.

Oportunidades de negócios

O mercado de cannabis oferece uma ampla gama de oportunidades de negócios para empreendedores e profissionais dos mais diversos setores. Além disso, a indústria de cannabis medicinal está em ascensão, abrindo oportunidades para empresas que desenvolvem e comercializam medicamentos e terapias baseados em cannabis. 

Com um mercado em constante crescimento e evolução, as oportunidades de negócios no mercado de cannabis são significativas e atraentes para aqueles que estão dispostos a inovar e atender às necessidades dos consumidores.

O curso Imersão no Mercado da Cannabis oferece materiais que auxiliam na compreensão do funcionamento do mercado da cannabis, destacando as oportunidades de negócios, possibilidades de atuação e estratégias de serviços e soluções. Gostou e quer saber mais? Inscreva-se já!