Sistema Endocanabinoide: interação com a cannabis medicinal

Published On: 08/02/20242.6 min read

A cannabis é uma planta que possui mais de 500 substâncias em sua composição, sendo pelo menos 100 conhecidas como fitocanabinoides. Esses componentes podem produzir diversos efeitos terapêuticos no organismo.

Inclusive, a interação da cannabis com o corpo é sentida pelo Sistema Endocanabinoide (SEC). Sua principal função é modular a homeostase, que segundo o psiquiatra Jairo Coutinho é a capacidade humana de receber e produzir estímulos que funcionam como respostas a situações externas.

Receber nutrientes e metabolizar substâncias são algumas funções naturais feitas pela homeostase.

Todos esses conceitos foram explicados pelo médico durante o webinar “Sistema Endocanabinoide e Homeostase Humana”, desenvolvido pela Cannect

Como funciona o Sistema Endocanabinoide?

A descoberta do SEC foi na década de 1990, anos depois do cientista israelense Raphael Mechoulam pesquisar sobre a ação das moléculas da cannabis no organismo. 

O Sistema Endocanabinoide é dividido em três componentes: endocanabinoides, como a anandamida e o 2-araquidonilglicerol (2-AG), receptores canabinoides e enzimas sintetizantes

É possível entender os canabinoides como substâncias químicas produzidas pelo organismo. Eles são responsáveis por ativar os receptores CB1 (presente nos sistemas nervoso central e periférico) e CB2 (sistema imunológico). 

Ligação com a cannabis

Alguns fitocanabinoides, que são muito parecidos com os canabinoides produzidos pelo corpo, possuem efeitos ansiolíticos, antidepressivos e pró-cognitivos. Além da reparação da homeostase, eles fortalecem os estímulos já produzidos pelo SEC.

Coutinho esclarece que a lista de benefícios é extensa, uma vez que o Sistema Endocanabinoide está presente no corpo inteiro. Conheça alguns:

Alimentação: Controle do apetite, ingestão, metabolismo energético e homeostase gastrointestinal.

Reparação do sono: Regulação do sono, sedação e recuperação muscular.

Relaxamento: Regulação do estresse e da analgesia, sensação de prazer e controle dos movimentos involuntários. 

Além disso, a homeostase auxilia no controle da memória, no alívio dos pensamentos aversivos, na capacidade de aprendizado e na neuroproteção.

Leia mais: Efeitos terapêuticos e benefícios da cannabis

Por que profissionais de saúde devem saber mais sobre o SEC?

Parte do compromisso com a saúde dos pacientes vem da procura por soluções que fortaleçam a prática clínica. Hoje, já não é mais possível desconsiderar o funcionamento do Sistema Endocanabinoide e os potenciais efeitos da cannabis.

Interações medicamentosas 

A cannabis pode ser integrada aos medicamentos alopáticos e às abordagens terapêuticas existentes, proporcionando aos profissionais de saúde uma opção adicional para tratar os pacientes.

Efeito entourage

“O conjunto de componentes da cannabis é capaz de produzir um efeito muito interessante chamado entourage (ou comitiva). Essa combinação produz um efeito maior que as propriedades isoladas. Por isso, é ideal buscar essa potencialização nos tratamentos”, explica o psiquiatra. 

Webinar

Para saber mais sobre o Sistema Endocanabioide, assista ao webinar com o Dr. Jairo Coutinho clicando aqui.

Profissionais de saúde também podem ampliar seus conhecimentos gratuitamente com webinarios variados disponíveis na plataforma da Dr. Cannabis