Cannabis Medicinal do Zero para profissionais do SUS está com inscrições abertas

Published On: 19/02/20242.6 min read

Você já parou para pensar quais motivos podem afastar a cannabis medicinal do seu consultório? De um lado, a terapêutica está crescendo no Brasil, mas o acesso ainda não é bem distribuído entre pacientes e prescritores.

De acordo com o último anuário da Kaya Mind, empresa brasileira de dados sobre o mercado da cannabis, mais de 430 mil brasileiros utilizam o tratamento de alguma forma. Essa população está dividida em 66% das cidades do país que possuem ao menos um paciente canábico. 

Porém, o número de profissionais que prescrevem a cannabis é três vezes menor que a quantidade de pacientes ativos. E como melhorar esses números?

Educar a comunidade médica pode ser uma solução

Segundo dados do CNES (Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde) o número de profissionais que atuam no SUS (Sistema Único de Saúde) aumentou mais de 20% desde a pandemia de Covid-19. 

Esses profissionais são responsáveis por atender gratuitamente grande parte da população brasileira, especialmente pessoas de renda mais baixa. 

Sendo assim, é crucial que essa parcela dos profissionais de saúde tenham conhecimento sobre as terapêuticas que estão surgindo.

E para ajudar com isso, a Dr. Cannabis iniciou as inscrições para a segunda turma do curso Cannabis Medicinal do Zero: Ciclo Básico (CMZ) voltado para profissionais de saúde do SUS.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até 1 de março. Clique aqui para inscrever-se. 

Para o ato de inscrição, é importante que os profissionais tenham vínculo comprovado com o SUS

Conheça o curso

O CMZ é direcionado para médicos e cirurgiões-dentistas que pretendam conhecer mais sobre o tratamento com cannabis.

História da cannabis medicinal, estudos científicos, introdução às formas farmacológicas e patologias são alguns dos conteúdos previstos no curso. Além disso, há uma parte destinada ao funcionamento do Sistema Endocanabinoide (SEC) e modulação da homeostase.

Este sistema tem total relação com a cannabis, pois é através dele que o corpo regula a fome, o sono, o sistema nervoso e as doenças (sistema imunológico). Através de receptores, o SEC envia os chamados “endocanabinoides”, que sinalizam quando algo está errado e precisa ser corrigido.

O papel da cannabis no funcionamento do Sistema Endocanabinoide é fortalecer a produção desses canabinoides no corpo, uma vez que a planta também produz canabinoides, como o canabidiol (CBD) e o tetrahidrocanabinol (THC)

Como prescrever adequadamente produtos à base de cannabis?

Os estudantes do curso poderão conhecer mais sobre os tipos de produtos e diferenças entre eles e entender que o tratamento com cannabis é individualizado

Ao escolher um produto, é preciso avaliar a condição específica do paciente e os sintomas que precisam ser tratados. 

Além da modalidade básica, que é voltada para diferentes áreas da saúde, os demais cursos da Dr. Cannabis são direcionados para áreas específicas como tratamento da dor, saúde feminina, Psicologia e Enfermagem.

A plataforma também conta com uma ala voltada para negócios no mercado da cannabis. Clique para conhecer mais!